• Posted by : Testarossa terça-feira, 14 de agosto de 2018


    Koiken Otome é uma grande quebra de expectativas---expectativas positivas, nesse caso---o que normalmente é o motivo para a maioria das críticas negativas que eu vejo em relação a obra. Porém, tudo isso nada mais são que críticas infundadas na minha visão. Estamos falando de pessoas que ignoram o que a obra quer e a taxam de ruim por não ser do jeito que queriam que ela fosse. Agora, por outro lado, ela consegue acertar naquilo que ela se propõe a fazer? Eu diria que, majoritariamente, sim. Hoje irei falar um pouco sobre Koiken Otome.

    Nome da Visual Novel: Koiken Otome / 恋剣乙女
    Duração: Média (Cerca de 25 horas)
    Desenvolvedora: Eufonie
    Lançamento: 21/12/2012
    Idioma Original: Japonês
    Tradução: Inglês e Chinês

    Aviso: Essa review conterá spoilers mínimos, como tal, a não ser que queira ir jogar totalmente às cegas, pode ler a review sem preocupações.


    Koiken Otome é uma Visual Novel de romance com ação. É importante frisar que ela é uma VN de "romance com ação" e não de "ação com romance", pode não parecer mas faz uma enorme diferença na hora de criar expectativas. Dependendo do ponto de vista com que você olha a obra, você pode até pensar que "tem algo errado nesse roteiro", mas eu particularmente achei que passaram muito bem o que queriam passar.
    Você provavelmente já viu alguma história que se passa em uma "escola de magia" onde o protagonista é taxado de fraco por todos, quando secretamente na verdade é forte, certo? Em Koiken Otome nós temos o completo oposto, o protagonista, Seiichi, nem sequer sabe o que é o seu poder, mas todos acreditam que ele é forte por terem medido seu poder e descoberto que ele era do maior nível possível. Da mesma forma, a heroína principal, Akane, é descendente de uma famosa família cuja fama vem de um grande herói do passado, e por isso acreditavam que ela seria de alto nível, quando na verdade seu nível de poder é minimamente aceitável para a turma dela.
    Os temas tratados na obra giram em torno dessa ideia, e ela consegue ser bem realista nesse aspecto. Se você não tiver esquecido do pequeno prólogo que escrevi no início desse post, saiba que ele foi premeditado, pois o que disse no começo reflete bem um dos principais temas da VN, que é o que eu chamo de "expectativas egoístas". Graças a algo que está fora do controle dos protagonistas, as pessoas ao redor deles decidem como eles deveriam ser, e não podendo cumprir realmente o que esperam deles, acabam sofrendo sendo excluídos e ignorados pela maioria. Mas isso ainda é feito de uma forma mais natural, sem exageros, as pessoas tem esse comportamento errado, mas sem realmente terem más intenções.
    Com a Akane tendo o grande objetivo de vencer um importante torneio (Que necessita de equipes de 3, já que as lutas são de 3 contra 3), os problemas acima acabam sendo muito mais visíveis, e fica ainda mais importante quando Seiichi tenta estender a mão para ela, mesmo sabendo que ele seria um "peso morto".

    A história tenta seguir essa perspectiva, com os personagens começando a fazer treinamentos intensivos, o que leva ao outro grande tema da novel: Os limites de uma pessoa sem talento. A busca incessante do protagonista para conseguir superar esse estigma de "sem talento" é mostrada em detalhes na obra. Não seria exagero dizer que você passa mais tempo lendo sobre os treinamentos dos protagonistas do que lendo as lutas em si, o que para muitos pode ser um fator negativo, e é por isso que eu falei sobre a VN ser de "romance com ação". Ação não é nem de perto o foco, os personagens que são, e através deles vemos ideias bem mais interessantes que "muitas lutas no torneio da escola de magia", na minha opinião.
    Os personagens são muito bem construídos ao longo da obra, o que é uma necessidade não só para uma obra com temas como esses já citados, mas para uma obra de romance no geral. Com exceção da amiga de infância, Yuzu, cujo ambos personagem e rota são bem desinteressantes e superficiais, e o protagonista que é muito "acerto ou erro".
    Uma coisa que eu apreciei bastante na Visual Novel é que vemos de perto todo o esforço e dedicação dos personagens e mesmo assim nunca acaba sendo o bastante para cobrir suas próprias fraquezas. A obra mostra que é possível sim melhorar, mas por outro lado é impossível conseguir milagres. E é aí que entra a importância da amizade, pois no fim das contas o que te falta pode ser preenchido por outras pessoas. A VN trabalha bem esse fator, tão bem que no fim todos os personagens preenchem as lacunas uns dos outros, e vemos um grupo de personagens muito bem fechado, onde a ausência de qualquer um deles faria toda a diferença.
    Essa característica dá um peso a mais na relação deles, não só como amigos, mas eventualmente como casais. Isso para não citar algumas relações mais ambíguas, como a presença da Touko no grupo e as motivações por trás das suas ações, ou a relação da Yves com a Akane, o que tornam as coisas mais interessantes.

    O humor da obra é bem padrão, do tipo que as piadas normalmente acabam sendo as que você já viu várias outras vezes. Durante a maior parte do tempo é até funcional devido o carisma dos personagens em si, mas tem algumas ocasiões que pode incomodar ou ser simplesmente desnecessário, felizmente é realmente raras ocasiões ao longo das 25-30 horas de duração. Eu pessoalmente a colocaria mais na caixa do "divertida" do que do "engraçada", mas nem vale muito a pena gastar muito tempo nesse aspecto, já que varia muito de pessoa para pessoa. Vale citar o humor já que, apesar do que escrevi até então nessa review, a obra é bem "pra cima" durante a maior parte, vamos dizer assim. Os dramas da obra são normalmente bem encaixados, sem parecerem forçados ou exagerados, embora tenha alguns deslizes aqui e ali.
    Existe uma certa oscilação quando se trata de drama pois por um lado eu posso dizer que a novel tem algumas cenas dramáticas bem impactantes ou até mesmo surpreendentes, do tipo que se fosse algo mais frequente na obra eu certamente daria uma nota maior do que a que eu dei. Por outro lado, como se estivesse ali para pesar na balança, a VN também tem algumas cenas de drama bem bobas ou até mesmo irritantes. Apesar disso, posso dizer que tem mais acertos do que erros nesse quesito.
    E claro, o humor e o drama da obra servem de auxílio para o elemento mais importante, que seria o romance. Como uma obra de romance, Koiken Otome de fato entrega ótimos resultados, isso provavelmente pela química e construção dos personagens, o que já deixa meio caminho andado. 

    Claro, se formos considerar uma personagem como a Yuzu, talvez mesmo com uma boa química ainda seja chato acompanhar um romance com ela. Os personagens se encaixam muito bem sim (No bom sentido... Se bem que nesse caso, é válido em ambos), mas no fim das contas se a escrita não acompanhar, o resultado final acaba não sendo tão positivo assim.
    Falando das rotas em si, a rota da Akane é a mais simples de todas se eu tivesse que escolher. Ela é bem executada, mas dificilmente vai te surpreender. Pelo que eu me lembro, ao menos, a rota da Akane não deixou nenhuma impressão muito forte, mas por outro lado também não deixou nenhuma impressão negativa. Se gostou da personagem, sem duvidas não ficará decepcionado com a rota da mesma, até por ser um "arco de personagem" legal para ela mesma e ter um final realmente completo. O romance dela com o Seiichi é bem o que se esperaria, mas é agradável já que é uma relação que vem sendo construída desde os primeiros momentos da novel. 
    A Akane é uma boa personagem, ela é uma personagem amigável, porém ambiciosa, sensível, porém séria, esses contrastes da sua personalidade auxiliam na sua rota, já que também acaba existindo um contraste entre o romance e seus objetivos, fazendo a sua rota ser bem interessante apesar de simples.
    A rota da Touko (A.k.a. melhor personagem) é previsivelmente a melhor rota! Brincadeiras à parte--apesar de realmente pensar assim--a rota da Touko é a mais consistente das quatro, mantendo um alto nível do início ao fim. Além disso, o romance é muito mais gratificante considerando os eventos da rota em si, tal como o drama é também muito bom. Olhando de uma maneira geral, ela é a personagem mais profunda da obra, a que mais tem coisas para entregar devido a sua personalidade e os segredos que ela guarda. A rota dela surpreende bastante e o romance realmente tem um significado maior aqui (Por isso mais gratificante), o desenvolvimento da Touko somado a história da rota em si faz com que tenham acertos em todos os âmbitos. Eu me arriscaria a dizer que mesmo que as outras 3 rotas fossem péssimas, se essa rota continuasse como é, ainda valeria a pena.

    A rota da Yuzu é como eu falei antes: Superficial. A personagem não tem nada demais para oferecer, logo a rota em si deveria ser bem vazia, um romance básico para agradar quem gostar da personagem. A Yuzu é a amiga de infância, cabeça de vento, atrapalhada, emocional e gentil. Ela não tem muito para onde ir e seu maior conflito é resolvido ainda na Rota Comum. No entanto, talvez o escritor tenha percebido isso, pois existem certos elementos extras na rota da Yuzu, coisas que vão além da própria personagem e que envolvem alguns personagens secundários. Nesse caso, dá para dizer que a rota dela tem algum valor, já que desenvolve personagens que aparecem pouco na obra.

    Por fim, a rota da Yves é um caso interessante. Por não ser uma personagem do núcleo de protagonistas e ter uma personalidade arrogante, confiante e egoísta, curiosamente ela é uma personagem que sofre de pré-julgamentos. No entanto, a rota dela foi a segunda melhor para mim, além da mais surpreendente, e mostra que se você não conhecesse a pessoa, julgá-la pelo pouco que viu é uma enorme bobagem. Ela não é a típica personagem que de longe parece de um jeito, mas quando a conhece melhor descobre que não é bem assim, muito pelo contrário, ela é realmente do jeito que parece, só que por ser bem trabalhada tanto em profundidade quanto em personalidade, ela se torna muito mais interessante justamente por isso. Um jeito de mostrar isso foi logo no início da rota dela, embora tenham usado o protagonista para isso e feito um drama bem irritante em cima da situação. Mas como um mal necessário, dá para compreender melhor a personagem, e ver que toda essa confiança e até arrogância não só tem um motivo para existirem, como é uma motivação válida e que adiciona muito a personagem que ela é.
    Vale mencionar também a produção da Visual Novel, a arte é realmente muito bonita, o que torna um pouco frustrante o fato de ter tão poucas CGs, mesmo para uma novel de duração média. Acharia muito bem vindo umas 4 ou 5 CGs na Rota Comum, e outras 2 ou 3 por rota. Tem algumas inconsistências no design dos personagens em algumas CGs e até pequenos erros aqui e ali, porém nada realmente muito agravante. Os cenários são bem feitos e os menus são bem únicos, modernos e agradáveis mesmo nos dias atuais.
    A trilha sonora é muito boa, principalmente as de drama e ação, embora algumas de slice of life também se destaquem. Elas complementam muito bem as boas cenas da obra, ajudando na atmosfera, na tensão ou nos momentos dramáticos. Algumas talvez você até queira ouvir novamente após terminar. A dublagem é decente o suficiente, nenhuma atuação estelar, mas não há o que reclamar.

    No fim, sinto que querer falar de história em Koiken Otome seria tão justo quanto querer cobrar história de uma obra de romance. Não ajuda muito o fato de existir uma certa construção de mundo na VN, a obra se dá ao trabalho de dar um contexto para os poderes dos personagens e a existência da escola, mas muitos assumem que isso é feito para ter uma grande história depois. Por isso eu pouco me importei com a simplicidade da história, já que não era nem de perto o foco da novel. Se o que você busca é uma história profunda e/ou épica, recomendo fortemente que ignore esse título. Caso o que você busque seja uma boa obra de romance, então sim, essa seria uma boa escolha. A VN dá alguns deslizes na comédia e no drama sem duvidas, mas vale a pena pelos temas e personagens.

    Ordem Recomendada de Rotas: Touko>As outras (Na ordem que quiser). Recomendo a rota da Touko primeiro por ter elementos da rota revelados ou mencionados em outras rotas, é a única rota que entregam spoilers em outras rotas, então é preferível que faça a dela primeiro e depois escolha a ordem que quiser.

    Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

  • Copyright © - Canal Testarossa

    Canal Testarossa - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan