• Posted by : Testarossa domingo, 21 de maio de 2017


    "O que é Seinen?"
    Falar sobre a definição de uma demografia é algo que eu não cogitava postar no meu blog e a razão é simples e óbvia. Pesquisem a pergunta acima no google, ou mesmo só a palavra "Seinen" e entenderão o porque.
    Isso é algo tão já cansadamente explicado que eu não via o que eu poderia adicionar a mais no tema. Mas vejam que surpresa, estamos em 2017 e muita gente ainda não sabe o que exatamente é um "Seinen".
    Hoje em dia essa informação é de relativo fácil acesso... Supostamente. Então boa parte das pessoas já tem uma ideia do que é um Seinen, certo?
    Bom, se a resposta fosse sim, eu não estaria fazendo esse post.

    Seinen (青年) significa "homem jovem", se referindo a idade adulta (Nesse caso dos 18 até mais ou menos os 40 anos) e, ao invés de chamar de gênero, é uma demografia, ou seja, uma específica parte do público geral que esse tipo de anime e mangá almejam.
    Esse é o gancho primário para o constante mal entendido do público ocidental sobre o que define um anime ou mangá como um "Seinen": "É algo voltado para o público adulto."
    Já é um erro você, uma pessoa aleatória no mundo, tentar definir o que o público adulto geral quer assistir ou ler, mas o maior erro que eu vejo comumente sendo cometido é que, por ser voltado para o público adulto, supostamente vai ser algo mais maduro. Isso acaba sendo um plot twist, pois na verdade são dois grandes erros:

    1. Achar que todo Seinen são obras de conteúdo maduro.
    2. Achar que o que você considera como maduro é realmente algo maduro.

    Esse é um tópico que pode ganhar um post próprio no quadro de discussões: Maturidade.
    Maturidade é algo normalmente bem subjetivo, cada um tem pontos de vista diferentes. O que são temas maduros pra você? Eu vejo muita gente que acredita que coisas como: Violência, sangue, mortes e sexo definem "maturidade". Já pra mim todos esses temas são muito mais juvenis do que maduros, o fato de que boa parte dos jovens adoram qualquer obra que extrapole nesses pontos não ajuda no meu pensamento.
    Falando dessa forma mostra o motivo de eu ter ficado na dúvida se eu jogava esse post pro "Sou Nan Da!", que é o quadro informativo, ou pro "Discussão", que é o quadro mais opinativo. Escolhi a primeira opção por realmente pretender explicar o que é um Seinen e como defini-los (Acredite, você não irá conseguir defini-los só pelo conteúdo, na maior parte dos casos).

    Eu decidi fazer esse post por ter refletido o que se passa na cabeça das pessoas quando se fala de Seinen. Afinal das contas, se alguém pedir uma recomendação de Seinen, suponho eu que indicar Anne Happy ou Urara Meirochou não vá ser exatamente o que a pessoa quer ouvir, certo?
    Nesse caso a culpa não será minha, mas sim da pessoa.
    Exemplos de mangás Seinen... Não, pera... Oi?
    Antes de mais nada, mangás Seinen já existiam desde meados do século passado e seu conteúdo era muito mais restrito a alguns poucos temas, a primeira revista semanal de mangás inclusive foi de Seinens, não de Shounens. Com o crescimento dos mangás e animes, a variedade de temas dos mangás Seinen foram crescendo mais e mais, indo do sci-fi de suspense e psicológico até o slice of life moe e escolar. Como eu já disse, Seinen não é um gênero, é uma demografia, isso não define conteúdo, mas sim o público alvo no geral. Ainda existem argumentos que podem classificar tais slice of lifes como Gochuumon wa Usagi Desu Ka? ou K-On! como animes/mangás feitos para o público adulto, mas isso varia da mentalidade de cada um e da cultura do país que você vive.

    Existem apenas duas maneiras fatídicas para definir um mangá como Seinen (Animes já é um pouco mais complicado), a primeira delas é um pouco mais acessível pra quem quiser pesquisar, já a segunda nem tanto. É bem simples:
    • Olhar em qual revista o mangá é publicado: No Japão é comum as revistas se especializarem em uma certa demografia, e apenas publicar mangás dessa demografia, apesar de existir revistas que visam mais de uma demografia diferente. Confira em qual revista o mangá é publicado, se é uma revista que publica Shounens, Shoujos, Seinens e etc. Dependendo da revista, você já tem sua resposta em mãos.
    • Kanjis e Furiganas: Crianças e adolescentes no Japão só aprendem todos os Kanjis necessários para conseguirem ler a maioria dos Kanjis usados em mangás, light novels e outras mídias escritas japonesas no final do ensino médio (Muitas vezes até depois disso), por isso, revistas de mangás que visam esse público costumam usar o Furigana nos Kanjis mais complicados. Furigana é a forma de escrever na qual ensina a forma de leitura do Kanji através do Hiragana (Colocado do lado (Ou acima) do Kanji). Por exemplo: Do lado/acima de 平和 colocar へいわ. Se o mangá usa furigana, então é um Shounen, visa o público jovem, caso contrário é um Seinen.
    De fato, por ser uma demografia com mais liberdade e que não se preocupa muito com vendas de produtos, e restrições de idade, muitos Seinens aproveitam para explorar temas mais profundos, histórias mais complexas e que normalmente entediaria uma pessoa mais jovem, o uso de linguagem mais pesada e temas mais explicitamente eróticos e por aí vai. Assim como muitos tentam explorar mais o cotidiano, relações pessoais, amizades, vida escolar que normalmente jovens acham um saco, mas quando envelhecem sentem falta, além de coisas mais relaxantes e/ou divertidas. Podem ser lados completamente opostos, mas definitivamente são dois lados da mesma moeda.

    Muitos falam sobre como muitos Seinens diferem de Shounens no ponto de vista do mundo, enquanto Shounens usam mais um "Tudo é preto e branco", bem e mal, e etc, Seinens usam mais tonalidades de cinza, coisas mais psicológicas ou reflexivas, o que é bem verdade até certo ponto. Então pensa comigo, quando você tenta definir as coisas como X e Y, não estaria você simplesmente usando um ponto de vista mais "juvenil"?

    Não se incomode caso você se sinta de fora da demografia que você queria se colocar. Lembrem-se que gêneros e demografias andam um pouco separados, maturidade é subjetivo e não existe melhor ou pior.
    Não fique incomodado ou indignado em ter que aceitar que Akame Ga Kill! é feito pro público jovem, enquanto Non Non Biyori é feito para o público adulto.
    Uma imagem, uma emoção: Confusão
    Espero que consigam absorver e aceitar as informações contidas nesse post. É compreensível o público ocidental cometer esses erros, visto que a maioria dos Seinens licenciados são obras mais sombrias, psicológicas ou algo do tipo, só agora que mais slice of lifes Seinens estão sendo licenciados (Lá fora, aqui no Brasil ainda deve demorar), então muitos acabam sendo induzidos a pensar assim. Mas em todo caso, ao menos é um tópico a menos na minha cabeça para comentar. Saraba Da!

    Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

  • Copyright © - Canal Testarossa

    Canal Testarossa - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan