Posted by : Testarossa
terça-feira, 5 de setembro de 2017
Heya!
Hoje eu venho discutir sobre algo que tem se tornado um pouco alarmante nos últimos anos. Se leu o título já deve saber o que... Sim, a insegurança das pessoas!
Não é uma piada, tudo fará sentido em breve. Antes de mais nada, vamos entender o problema que gerou esse post. De uns tempos para cá, principalmente em fóruns estrangeiros (Por motivos óbvios), vem se criando uma atitude um tanto quanto agressiva por causa de opiniões divergentes.
Claro, isso é algo que sempre existiu, mas nesse caso é algo um pouco mais específico que isso. É notável que muita gente está começando a querer deixar de opinar sobre animes, mangás e outras mídias, para começar a fazer o que eu chamo de "cuspir falsos fatos".
O que é o "CFF"? É quando alguém diz que você está errado, ou que sua opinião é uma merda, simplesmente por você não pensar exatamente como a pessoa em questão.
Aparentemente é o sonho de muita gente ter sua opinião consolidada como um fato irrefutável e por causa disso, essa linha de pensamento limitada passou a existir.
No entanto, uma colisão de opiniões ainda é só uma colisão de opiniões, certo? Para evitar isso, essas pessoas começaram a se apegar a crítica como um meio de dar opiniões "objetivas".
Vocês sabem sobre Objetividade e Subjetividade? Resumindo resumidamente, o primeiro se refere a fatos, já o segundo se refere a algo discutível, e é aí que as coisas começam a ficarem um pouco escorregadias. Criou-se a ideia de que crítica e opinião são diferentes uma da outra, quando na verdade não são.
Crítica e opinião são exatamente a mesma coisa, ou melhor dizendo, a crítica é uma opinião. Um "Eu gostei" é uma crítica válida. Rasa? Claro. Mas válida. Crítica nada mais é que uma forma de expressar sua opinião mais minuciosamente.
Existem alguns aspectos nas mídias, como em animações por exemplo, que podem ser avaliados com um pouco mais de objetividade, como a própria animação, a trilha sonora ou o roteiro. Mas mesmo esses aspectos oferecem apenas uma pequena porcentagem de objetividade neles, enquanto os demais não oferecem nenhuma.
Usar uma crítica como prova de que você está falando a verdade não é só um erro, mas um atestado de que além de ignorante você tem uma mente muito fechada e tendenciosa. Mas veja bem, concordar com uma crítica e dizer que a crítica afirma apenas fatos são coisas bem diferentes.
Porque no fim das contas, existem críticas positivas e negativas para tudo! Se uma crítica fosse realmente baseada em fatos, não haveriam críticas diferentes, todo mundo pensaria igual.
E você sabe o porque de não ser assim? É bem simples. "Crítica nada mais é que uma forma de expressar sua opinião mais minuciosamente.", ou seja, uma crítica é influenciada completamente pela capacidade analítica da pessoa, certo nível de imparcialidade, pontos de vistas que cada pessoa pode ter, conhecimentos prévios, experiências pessoais e continua em uma lista enorme. Como uma opinião mais aprofundada, a crítica depende totalmente de nós, seres humanos, para existir. Cada ser humano é seu próprio universo, e cada universo tem suas próprias individualidades, se elas entram em ressonância com as suas ou não, cabe a você ter o bom senso e a mente aberta o suficiente para descobrir. Saia dessa bolha onde só o que você acredita é válido, pois aquele que se fecha também é aquele que nunca sai do lugar. Saraba Da!
P.S.: Adendo de que não existe gosto ruim, existe gosto diferente. Ninguém é obrigado a gostar/desgostar de nada, mas respeito ainda é uma necessidade básica para a sociedade funcionar, mesmo na internet.
P.S.²: Se parar para pensar, é engraçado que no Cinema existem críticos que passaram a vida estudando sobre a mídia, faculdade e tudo mais, para se tornar um crítico de cinema. Enquanto em animes a maioria são só jovens que não tem nada mais importante na vida para fazer além de tentar parecer intelectual na internet.
P.S.³: Não tenho.