Posted by : Testarossa
sexta-feira, 8 de setembro de 2017
Estava querendo voltar com os posts de top e pensando em um que fosse fácil de fazer. Por não ter realmente muitos Shounens que eu realmente goste muito, decidi fazer um top 5 sobre eles.
Gosto de pensar nos meus tops não só como a exposição de uma parte da minha mente, mas também como recomendação/encorajamento se possível. Mas como se tratam de Shounens, é possível que já tenha visto todos dessa lista, caso contrário, fica a recomendação.
P.S.: A lista não necessariamente se refere ao anime ou ao mangá, pode ser um ou outro, ou ambos (Mas vou especificar para vocês).
P.S.²: Essa é uma lista, não reviews, então não irei me aprofundar tanto na minha opinião. OK?
Top 5 - One Piece
Preferência: Mangá
Capítulos: 877 (Lançando)
Opinião: Comecei a assistir o anime de One Piece há mais de dez anos atrás, e desde então sempre gostei muito da obra. Hoje em dia não gosto mais tanto do anime, mas aprecio bastante o mangá.
Por gostar muito de odisseias, One Piece funcionou perfeitamente comigo. A história é super simples, mas dentro dela existem infinitas outras histórias e uma jornada muitas vezes marcante. Fica no meu top 5.
Top 4 - Hunter x Hunter
Preferência: Anime/Mangá
Episódios/Capítulos: 148 (Finalizado) / 370 (Lançando)
Opinião: Hunter x Hunter foi um anime que eu acompanhava na TV aberta, a versão de 1999 e que depois assisti no PC o anime completo. Sempre gostei bastante, tanto que foi um dos primeiros mangás que li também. Como tal, a versão de 2011 foi excelente de acompanhar já que eu já era fã há tempos. Recomendo ela ao invés da de 1999, por ser mais completa, melhor animada e com menos fillers. HxH é uma obra que demora um pouco para "engatar de verdade", vamos dizer assim, mas depois o Togashi mostra que sabe construir uma história que caminhe por possibilidades inesperadas com uma narrativa mais pesada em comparação a um shounen normal.
Top 3 - Magi
Preferência: Anime/Mangá
Episódios/Capítulos: 49 (Finalizado) / 363 (Lançando)
Opinião: Magi me chamou atenção quando o anime começou a lançar, lá em 2012. Mas ao invés de assistir ao anime, eu comecei direto no mangá (Posteriormente assisti o anime também). A história e seus personagens são bem complexos e tudo muito bem arquitetado pela autora, o que sempre me encheu os olhos lendo a obra. A primeira temporada do anime peca bastante como adaptação, mas a segunda compensa os erros então vale a pena dar uma olhada. Fazendo o post agora por medo da obra cair desse top 3 considerando o arco final do mangá...
Top 2 - Fullmetal Alchemist: Brotherhood
Preferência: Anime
Episódios: 64 (Finalizado)
Opinião: Assim como HxH, conheci Fullmetal assistindo dublado na TV, mas pouco me lembro da versão antiga. O Brotherhood sempre foi uma obra impecavelmente elogiada, mas que eu só fui assisti-la no início desse ano. Isso porque não me importo com a opinião alheia, nem com notas de sites e raramente pego recomendações, meu maior requerimento pra assistir/ler algo é ter o interesse para tal. Felizmente era o caso aqui, e sem duvidas merece toda a fama que tem. Admito que a obra tem vários defeitos que poderiam talvez até ter a derrubado para uma posição mais baixa, mas qual obra não tem defeitos, certo? É mais sobre os acertos do que sobre os erros. O fato de ser uma jornada completa com início, meio e fim provavelmente dá pontos extras para o anime/mangá.
Acompanhar o anime me fez notar o quanto a autora deve ter estudado para incorporar determinados elementos na sua história, o que é bem admirável.
Top 1 - D.Gray-Man
Preferência: Anime/Mangá
Episódios/Capítulos: 116 (Finalizado) / 225 (Lançando)
Opinião: E finalmente meu top 1! D.Gray-Man foi um dos meus primeiros animes, curiosamente. Ambos o anime e o mangá são ótimos, embora eu recomende ler o começo da história pelo mangá (Ou só ler o mangá mesmo), já que demora bastante para começar de verdade. Eu sempre gostei desde o começo (Até porque estamos falando de quase uns 10 anos atrás), mas é compreensível você não se animar tanto com o anime se não chegar até o twist que ocorre na história lá para a metade dele (E por isso recomendo começar pelo mangá, mais rápido, menos filler). Mesmo assim, é um dos battle shounens mais sombrios e complexos que já li. Excelentes construções de personagens, muito simbolismo e ótimo drama com seus twists também. Todos esses elementos são coisas que aprecio muito nas obras, o trabalho da autora é incrível. Infelizmente, por conta de doença, a autora lança só uns 2 ou 3 capítulos por ano, o que para uma obra tão complexa como essa é muito prejudicial.
E com isso fechamos minha lista de shounens favoritos. Eu normalmente gosto de shounens pelo que eles são, a não ser que a obra falhe até mesmo como shounen... Mas dá pra notar que os que mais me agradam mesmo são os que tentam ir além do seu próprio gênero sem realmente sair dele.
Existem outros shounens que gosto bastante, não o suficiente para entrar na lista, mas ao menos para receber uma menção honrosa. Um deles é o mangá de Medaka Box do Nisio Isin, ou até mesmo Naruto que até certo ponto também era um shounen muito bom. Acredito que tenha dito tudo o que queria, achei interessante a ideia de fazer um top animes de um gênero que passe longe dos seus favoritos, então está aí. Saraba Da!