• Posted by : Testarossa quinta-feira, 30 de março de 2017

    Visual Novel é um tipo de mídia japonesa bem popular no Japão, mas que só agora está ganhando um reconhecimento maior aqui no Ocidente (E por "Ocidente", me refiro a lá fora, já que no Brasil o interesse ainda é quase inexistente 😞).
    Classificadas como um gênero de jogos (Normalmente para PC, mas muitas vezes também saem para consoles), Visual Novels (Ou "VN", abreviadamente) funcionam basicamente como um "livro audiovisual". O que isso quer dizer? Bem, VNs são geralmente feitas de imagens (Design do personagem, backgrounds e CGs) e áudio (Trilha sonora, dublagem na maioria das vezes, efeitos sonoros, opening e etc), e junto disso tem a caixa de diálogos que é o que você verá durante toda sua jornada na VN, ou seja,  boa parte do tempo tudo que você vai fazer em uma VN é: Ler. 👍
    Em quase todos os casos você precisa ficar lendo, apenas apertando o "Enter" (Normalmente) para passar para a próxima mensagem até chegar ao fim da história, ou seja, esteja pronto para ler, ler muito!
    Infelizmente leitura é algo que boa parte dos brasileiros, e muitas pessoas Brasil a fora, quer evitar a todo custo, o que ajuda muito na falta de popularidade das VNs por aqui, mas por outro lado, para quem estiver mesmo um pouco interessado, tem outros fatores interessantes em VNs que podem chamar atenção.

    No Japão, cerca de 70% dos jogos lançados por lá são VNs, existem dados que revelam que VNs estão sendo lançadas há mais de 30 anos, e essa sendo uma mídia desprendida de padrões específicos obrigatórios a seguir, não demorou muito para mudanças começarem a ocorrer em como elas eram feitas.
    Já nos anos 80 mesmo, VNs com gameplay começaram a ser lançadas. Sim, você não leu errado, o que não falta são VNs que utilizam muito elementos de outros gêneros, principalmente RPG.
    O que fez esse tipo de VN ficar bem popular foi uma das franquias de RPG/SRPG mais famosas que tem (Entre as VNs): Rance - Hikari o Motomete - (Ou Rance 1), lançado em 1989.
    A VN ficou popular o bastante para ganhar uma adaptação (Hentai) em 1993.
    A franquia hoje conta atualmente com mais de 10 jogos e com um novo já anunciado, uma grande reviravolta da Alice Soft (Empresa que criou o jogo), que estava prestes a falir quando um dos jogos de Rance se tornou um best seller e mudou completamente o curso das coisas.
    Hoje em dia o que não faltam são VNs com bastante gameplay, aos poucos essas duas partes vem se mesclando mais e mais, e embora muita gente na comunidade de VN ainda não tenha mentalidade madura o bastante para aceitar essa mudança, daqui há alguns anos aqueles 70% mencionados acima se tornarão um número ainda maior.

    Em 1996, a VN Kono Yo no Hate de Koi o Utau Shoujo YU-NO foi lançada, trazendo à tona um elemento que mudaria completamente o jeito de se construir VNs, que é o sistema de escolhas.
    Apesar do péssimo hentai que se tornou a adaptação de YU-NO, a VN agora irá ganhar uma nova adaptação para anime, que será adaptada diretamente da VN remake, lançada dia 16 de março de 2017.
    Um atrativo que se tornou obrigatório pra muitas pessoas que querem jogar uma VN, o sistema de escolhas permitia a mudança (Nem sempre!) não só de eventos, mas da história como um todo, baseado nas escolhas que você, jogador/leitor, faz. Isso se estendeu para o romance nas VNs também, onde muitas delas (Hoje em dia, a maioria) usam esse sistema para permitir o jogador escolher com qual garota ele quer que o protagonista termine, o que pra muitos, como eu, é essencial!
    Provavelmente deu pra notar pelos 2 exemplos de imagem acima, mas desde sempre um dos aspectos mais presentes nas VNs são as h-scenes (Ou cenas de sexo), que é um aspecto muito comum em VNs (Por isso, esteja avisado!), não existe limitações para as VNs e isso vale para esse lado também (O que pode ser bom, ou horrível, dependendo da VN que você for atrás, qualquer dia eu falo mais sobre isso).

    Com essas mudanças, as últimas duas décadas da mídia foram um grande processo de evolução, e graças a mudanças assim VNs populares que muitos conhecem (Pelas suas adaptações em anime) como Fate/Stay Night (TYPE-MOON, 2004), Clannad (Key, 2004) e Steins;Gate (5pb. & Nitroplus, 2009) vieram a existir.
    Como é possível observar só pelos exemplos citados acima, VN é uma mídia que oferece experiências incríveis, justamente pelo o que eu disse no início desse post, VNs não são presas pelos padrões, nem pelos gêneros (VNs não tem gêneros específicos, no geral), por isso incontáveis histórias são repletas de coisas que você provavelmente nunca viu em nenhum anime, pode nem sempre ser algo muito bem feito ou uma experiência inesquecível, mas é garantido ver coisas únicas e bem exóticas caso explore o que a mídia tem para oferecer, vale a pena dar o braço a torcer e tentar alguma VN (De preferência, uma curta, pra quem é inexperiente).

    Enfim, esse foi o primeiro post do quadro "Sou Nan Da!" que é especificadamente para explicar em detalhes algo que eu queira que os outros saibam, podemos falar de VNs específicas outra hora, ou talvez eu faça um outro post para falar de VNs no geral, ao invés de explicar o que elas são, já que existem outros diversos aspectos que eu ignorei nesse post. Espero que as informações contidas aqui tenha ajudado a saber o que exatamente é uma Visual Novel e como ela funciona, com isso eu me despeço. Saraba Da!

    Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

  • Copyright © - Canal Testarossa

    Canal Testarossa - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan