• Posted by : Testarossa domingo, 2 de abril de 2017


    É difícil prever como algo será e como as pessoas reagirão a isso quando se tem tantos fatores que influenciam na imagem geral de uma série, e o "choque" de ver como as coisas andam próximas do lançamento de Clockwork Planet me fez escrever esse post.

    Clockwork Planet é uma obra que eu jurava que chamaria uma atenção positiva das pessoas, tendo uma história única e interessante ao mesmo tempo que era feito pelo mesmo autor de No Game No Life (Em colaboração com a autora Tsubaki Himana), uma série que caiu na graça da maioria por diversos aspectos, mesmo tendo uma premissa nada original (O que pra mim não faz diferença, mas entendo (Um pouco) quem acha que faz).
    No entanto, diversos fatores vieram com o anuncio do anime que fizeram a recepção ser bem dividida, com muitas pessoas jurando que o anime seria péssimo (???). Embora faltem apenas 5 dias para o lançamento do anime, eu quero falar um pouco sobre alguns desses fatores e algumas adições que quero fazer.

    "A sinopse é desanimadora" - Uma das maiores reclamações é a sinopse do anime (E só mais um dos casos que reforça minha ideia de que sinopses não deviam mais existir), com uma premissa tão interessante e sabendo como a sinopse era, eu fiquei surpreso com essa reação de muitas pessoas e resolvi investigar. E eis que, para minha não surpresa, essa ideia vinha da sinopse do nosso sarcasmo querido e confiável sarcasmo MyAnimeList. OK, a sinopse foi tirada do Amazon, mas um site "informativo" como o MAL deveria ao menos se dar ao trabalho de traduzir a sinopse oficial, mas eles não ligam e deixam normalmente nas mãos de outras pessoas, que por sua vez trazem sinopses mal feitas e preguiçosas como aquela e espalham desinformação. Um pouco de esforço usando o site original do anime ou a wikipedia japonesa resolveriam o problema, se olharem bem a sinopse de várias linhas explicando a história foi simplesmente ignorada e só a última linha que diz respeito ao primeiro evento da obra (Garota caindo do céu na casa do protagonista) foi colocada, o que infelizmente faz muitos desistirem de assistir pela mania de querer decidir o que é ou o que não é bom baseado em uma sinopse.

    "Eu li o mangá e não achei nada demais" - Vejamos... Se alguém falasse que No Game No Life não é nada demais porque leram o mangá, o que você diria? E se dissessem que Berserk é ruim porque viram o anime (De 2016/2017)? Bem estupido, não é? Julgar uma obra pela adaptação já é estúpido, julgar uma adaptação por outra adaptação não é nem um pouco melhor. Quer achar o mangá bom ou ruim depois de ler? Ache o mangá bom ou ruim, não ache o anime ou a light novel bons ou ruins porque você leu um mangá.
    A grande maioria das adaptações de light novel em mangás costumam ser de razoáveis pra ruins, existem poucas exceções, e Clockwork Planet não é uma delas. O mangá se encontra com 27 capítulos e no início do volume 3 da LN, quando deveria estar na metade do 2 a essa altura, os volumes de Clockwork Planet contem muito conteúdo, o que é algo que falarei mais pra frente, então parem de tentar dizer que a laranja é ruim porque você não gosta de doces feitos com laranja. Quer realmente ter uma ideia do que a obra se trata antes de assistir ao anime? Pare de ser preguiçoso e pegue a obra original pra ler, não usa a adaptação pra isso e tente parecer que sabe do que está falando, porque você definitivamente não sabe.

    PVs - Eu não sei o que aconteceu exatamente, mas os PVs lançados pro anime foram muito ruins, não dizem nada sobre o anime, são muito curtos, parecem mais breves comerciais do que PVs, e isso obviamente serviu como impacto negativo, o que é compreensível e cria um certo medo do que está por vir.

    Estúdio/Staff - Confesso que pra uma obra diferente e mais complexa/inteligente assim eu esperava um estúdio melhor, e uma staff melhor, mas não aconteceu e tornou tudo bem mais preocupante. Quero ter esperanças de que vão acertar, mas é bem provável que não vão.

    Ritmo de Adaptação - Meu maior medo é o quanto vão adaptar em 12 episódios, eu tenho quase certeza que serão 3 volumes, e isso é bem preocupante, como disse mais acima, os volumes da LN contém bastante conteúdo cada um deles, o bastante para fazer 5 ou 6 episódios por volume sem parecer muito estagnado, Clockwork Planet não é uma obra de ação, se tirar a parte boa pra fazer algo corrido a fim de ficar mais movimentado, não vai ficar bom. Dito isso, o fim do volume 2 é um ponto bem complicado pra se terminar o anime, a não ser que seja split-cour (24 episódios separados em 2 temporadas de 12), não seria uma boa terminar ali, o início do volume 3 já é uma parte melhor, o que eu faria era tentar adaptar o máximo de cada volume possível em 11 episódios e fechar o anime com o início do volume 3. Mas raramente fazem coisas desse tipo.

    "Se a adaptação for boa, eu vou gostar?" - Se você gostou de No Game No Life, definitivamente! Já vi tentarem usar o fato de ser uma colaboração entre 2 autores pra descartar a possibilidade de "ser como NGNL", não sejam bobos! Clockwork Planet possui várias características do Yuu Kamiya nos personagens, na história e no nível de inteligência da obra. O volume 2 me causou grande impacto em algumas partes, no desenvolvimento complexo e extremamente bem feito de um personagem (Que muito provavelmente vai ser mal feito no anime 😒), é uma série muito boa, e se for bem adaptada será uma assistida que valerá a pena, embora, assim como No Game No Life, dependa de clichês aqui e ali (Qual obra que não?).

    A maior motivação pra eu fazer todo esse post não foi nem o fato de estarem falando bobagens de algo que nem conhecem, isso as pessoas adoram fazer a todo momento, por isso nem ligo, mas sim pelo fato que muitas pessoas estão desistindo antes de sequer tentar, isso sim é um problema. Já pensou se sempre desistíssemos de algo antes de sequer tentar porque achamos que não vai dar certo? Ou porque pessoas falaram isso ou aquilo? Não sairíamos mais do lugar, saia da defensiva, abra sua mente e arrisque. No pior dos casos você só vai perder 20 minutos semanais (Podendo dropar quando quiser). Fica aí meu incentivo, e com isso... Saraba Da!

    Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

  • Copyright © - Canal Testarossa

    Canal Testarossa - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan