• Posted by : Testarossa terça-feira, 10 de julho de 2018


    Antes de mais nada, caso não saiba o que é uma Visual Novel, você pode ler minha explicação simples sobre a mídia clicando aqui.
    Se quiser uma explicação bem aprofundada do porque eu acredito que deveria investir em VNs, recomendo muito este post que escrevi.
    Visual Novel não é uma mídia amigável para todos, principalmente pela sua longa duração e seu muito presente conteúdo 18+ que incomoda muitas pessoas. Se você é alguém desacostumado com a leitura, saber que mesmo as VNs (Visual Novels) mais curtas possuem horas de pura leitura pode te desanimar, mais ainda se você for uma pessoa muito ocupada. Mas não se preocupe! Mesmo sem muito tempo livre ainda é possível apreciar a mídia, e apreciar a mídia é algo que eu garanto que valerá a pena.
    Infelizmente a maior parte das VNs não possuem tradução, e as que possuem, normalmente é em inglês, então é necessário saber inglês para explorar melhor esse universo. Mas colocarei algumas VNs legais que possuem tradução em português e são curtas para vocês que não sabem inglês também!
    Assim como anime/mangás/light novels, VNs também possuem sites de database bem carregados de informação, você pode usar o VNDB para informações mais detalhadas das obras. <Link do Site>
    Neste post todas as VNs citadas serão de duração curta (Menos de 10 horas de duração), já que precisa ser algo acessível até para quem é ocupado. Almejarei uma boa variação de conteúdo para facilitar para todo tipo de gosto. Além disso, adicionarei informações e conselhos extras também.

    Visual Novels em Inglês

    Dra†KoI
    Link do VNDB
    Dra†Koi é uma VN bem exótica que mistura uma narrativa estilo conto de fadas com uma estilo paródia. Com boas doses de comédia e romance que rendem alguns bons momentos, é uma obra bem curtinha que vale a pena conferir.
    Se não me engano, ela tem um total de quatro finais diferentes, sendo um deles o final verdadeiro. Mas apenas uma heroína e algumas cenas de sexo.
    Tendo apenas finais diferentes, a história é quase totalmente linear, mudando só alguns detalhes fora o final da história.

    Para quem quer uma história curta e simples, mas bem feita, divertida e não se importa com o conteúdo 18+, é um bom título para começar. Para quem quer algo mais complexo e mais sério, ou não quer h-scenes (Cenas de sexo) na obra, é melhor evitá-lo.
    Nível de recomendação: ★★★☆☆


    Neko Para
    Neko Para é uma obra que ficou super popular ambos no Japão e no ocidente no geral graças ao poder da internet. No entanto, essa é provavelmente a obra mais simples que vai estar nesse post.

    Neko Para é um slice of life puro, que vem com alguns elementos de romance e drama presentes na obra, mas não com peso o bastante para ser um atrativo para qualquer fã desses dois gêneros. A VN tem 4 obras lançadas, todas de duração bem curta, e por serem uma continuação da outra, evidentemente a história é 100% linear, não há finais diferentes, rotas, nem escolhas. Ela é divertida de se ler, mas como quase todo slice of life desse tipo, não há exatamente muito além disso.

    Para quem quer algo fácil de ler, é uma boa VN para começar. Para quem prefere algo com uma história mais carregada por trás, melhor evitá-la. Em relação ao 18+, fica a sua escolha. Joguei a primeira VN com as h-scenes e a segunda na versão Steam, dá na mesma, jogue a versão 18+ apenas se quiser mesmo.
    Nível de recomendação: ★★☆☆☆


    Hanachirasu
    Link do VNDB
    Se você é do tipo que precisa de uma obra mais séria para ter sua atenção ganha, Hanachirasu talvez seja uma boa opção.
    A história em si não é nada de especial, uma típica história de vingança. O que muda, no entanto, é o fato do protagonista ser o vilão, ser o alvo da vingança em si ao invés de quem quer se vingar como de costume.

    Hanachirasu é muito mais densa que o normal devido a sua escrita super carregada. De forma alguma é algo fácil de ler, apesar de ser curta como as outras. Mas pode ser um atrativo para quem quer algo bem escrito.
    O que pode não ser um grande atrativo, no entanto, é a violência e outras cenas pesadas. Ela é uma Visual Novel sombria que pode ser um incomodo para você.

    Caso não seja, pode aproveitar pois ela tem boas cenas de ação com espadas, não só muito bem descritas, mas também muito bem estudadas. Tão estudadas que talvez até incomode um pouco caso não seja um assunto do seu interesse (Nesse caso, artes marciais com espadas), já que possui muita informação sobre o assunto.
    Em todo casos, é uma Visual Novel curta muito interessante para se começar para quem quer algo mais sério.
    Nível de recomendação: ★★★☆☆


    Kikokugai

    Uma das Visual Novels escritas pelo famoso romancista Gen Urobuchi. Kikokugai é exatamente o tipo de história que você esperaria do Urobuchi, uma obra sem escrúpulos, que busca alguns dos lados mais feios dos seres humanos, mas sem realmente perder a linha no exagero.

    Essa é outra obra sobre vingança, dessa vez mais tradicional, algo muito mais similar ao excelente filme Kill Bill (Ou melhor, Kill Bill é similar a Kikokugai, já que a VN saiu primeiro).
    Como uma distopia cyberpunk com foco em artes marciais, o universo em si da obra é bastante original e interessante, ela tem muitos elementos que você raramente vê por aí, principalmente se levar em conta que ela originalmente foi lançada em 2002.
    Assim como Hanachirasu (E boa parte do que a Nitro+ produz), é uma obra bem pesada e que pode ter algumas cenas que deixe a experiência desconfortável.

    A obra tem duas versões, a original de 2002 e o remake de 2011. Eu pessoalmente recomendo muito o remake, pois a arte é melhor e a VN está dublada (A de 2002 não tem vozes). Porém, o remake é "censurado". Coloco em aspas pois o que é necessário na narrativa ali é mantido, você só não vai ver cenas muito explícitas.
    Apesar de não ter caído muito no meu gosto por diversos motivos, pode valer a pena uma conferida.
    Nível de recomendação: ★★☆☆☆


    Mhakna Gramura to Fairy Bell
    Link do VNDB
    Essa é um que eu pessoalmente recomendo bastante.
    Mhakna Gramura to Fairy Bell é uma obra cuja melhor descrição seria "é um conto de fadas". E de fato, é essa pegada mesmo que a VN busca, uma história bonita, reflexiva, às vezes interpretativa e muito legal de acompanhar.

    Ela é única na forma que se apresenta, como um livro ilustrado mesmo. Vemos as imagens passando com um excelente dinamismo que dá vida a obra, junto com uma trilha sonora que se encaixa muito bem na narrativa. Por ter apenas umas 2 horas de duração e nenhum conteúdo questionável, é muito mais acessível para qualquer um que queira experimentar uma Visual Novel de maneira rápida e confortável.
    Nível de recomendação: ★★★★


    Highway Blossoms
    Link do VNDB
    Viagem pelas estradas do deserto, caça ao tesouro, yuri. Uma combinação que não se vê todos os dias.
    Highway Blossoms é uma obra bem interessante por apostar em um cenário mais diferenciado para sua história. Apesar do resto da obra ser relativamente simples, ela consegue se sair bem na maior parte do tempo, e pode ser uma boa escolha para quem gosta de yuri ou mesmo para quem não gosta tanto, já que existem muitos motivos para gostar da VN.

    Ela tem versão para todas as idades e versão 18+, não faz muita diferença na hora de escolher, então vá no que estiver mais interessado. Recentemente a obra ganhou uma versão remasterizada com dublagem (Em inglês), mudanças na trilha sonora, nas CGs e muitas outras melhorias. Vale a pena ir atrás dessa.
    Não é nenhum primor, mas é uma obra curta e diferente que pode te animar a investir na mídia.
    Nível de recomendação: ★★★☆☆


    Fault Milestone One
    Link do VNDB
    Para fechar as VNs em inglês, eu realmente recomendo essa que, para mim, é a melhor VN que estará nessa lista.
    Fault Milestone é uma obra diferente, sem romance, sem rotas/finais variados, sem conteúdo 18+ e outros elementos comuns em Visual Novels. A obra de fantasia que busca construir um universo incrível e entregar uma ótima odisseia que consegue muito te surpreender não só nos caminhos que escolhe seguir, mas também e principalmente na maneira que as coisas são executadas.

    Apesar de estar nessa lista e ser realmente uma obra relativamente curta, é também meio que uma trapaça, já que a história não termina na primeira VN. Existe uma segunda já lançada (E ainda melhor), uma prequel da primeira que está para sair e uma sequel da segunda que ainda sairá futuramente.
    É uma história longa dividida em várias partes (Ou arcos, se preferirem). Em todo caso, ainda são todas Visual Novels curtas e bastante acessíveis para todo mundo.

    É uma obra excelente que vai valer a pena gastar algumas horas jogando, e provavelmente apenas a obra por si só te convencerá a buscar a sequel e eventualmente os outros títulos que lançarem.
    Nível de recomendação: ★★★★



    Visual Novels em Português

    Todas as Visual Novels a seguir possuem tradução completa para o português e são bastante curtas, através dos links para o VNDB vocês podem adquirir mais informações sobre o grupo que as traduziu e seus sites.

    Saya no Uta
    Link do VNDB
    Falando em obras do Gen Urobuchi e da Nitro+, Saya no Uta é a obra que fez o nome do escritor. Considerada uma obra-prima por muitos, ganhou tradução até para o polonês.
    Apesar de todos os elogios e toda a fama que ela conseguiu dentro da mídia e até mesmo fora dela, ela definitivamente não é uma obra que você irá querer jogar despreparado.
    Lembra o que eu disse sobre as obras da Nitro+ serem normalmente pesadas? Aqui estamos falando de uma das mais fortes nesse quesito, muito acima das outras citadas nesse mesmo post. A não ser que você seja bem tranquilo quanto a isso, não será uma obra fácil de digerir.
    Mas se não for e ainda assim tiver a coragem para tal, pode valer muito a experiência mesmo com esses aspectos macabros por trás da obra. Pois é uma Visual Novel muito bem escrita que usa todos esses elementos a seu favor.
    Nível de recomendação: ★★★★


    Planetarian
    Link do VNDB
    A Key é uma desenvolvedora famosa por se especializada em dramas, Planetarian foi uma das primeiras Visual Novels que eles produziram.
    Uma obra bastante curta (Cerca de 3 ou 4 horas de duração), ela é uma das obras mais amigáveis em termos de "por onde começar". É uma história muito bem feita, simples e muito acessível para qualquer um.
    Vale a experiência mesmo para quem não gosta muito de drama.
    Nível de recomendação: ★★★★








    Narcissu
    Link do VNDB
    Falando em drama, Narcissu tem uma pegada dramática mais forte comparado a obra anterior, afinal, se trata de dois personagens principais com doenças terminais que se recusam a morrer em um hospital ou em casa.
    É uma obra muito interessante para se dar uma chance, uma vez que apresenta uma perspectiva de personagens em uma situação muito complexa, algumas vezes até filosóficas.
    Essa é uma experiência que vale a pena ter.
    Nível de recomendação: ★★★☆☆









    Tokyo Alice
    Link do VNDB
    Nossa lista não estaria completa se não tivesse um Isekai, certo?
    Obviamente baseada na mundialmente famosa novel de Lewis Carroll, Toyko Alice é uma Visual Novel de drama (Muitos dramas nessas VNs traduzidas para pt-br!) que pode valer uma tentativa.
    É uma obra bem simples em quase todos os âmbitos, mas que ainda pode te surpreender aqui e ali.
    Nível de recomendação: ★★☆☆☆


    Doki Doki Literature Club
    Link do VNDB
    Se a essa altura do campeonato você já não pegou infinitos spoilers da VN, jogue-a. Ela é muito mais funcional quando não se sabe nada sobre, mas garanto que terá grandes surpresas eventualmente.
    No entanto, se já tiver tomado todo tipo de spoiler... Você ainda pode jogá-la mesmo assim. Pode não parecer, mas tem muitos elementos menores interessantes que a obra te oferece como lição ou mesmo reflexão. Boa parte da obra vai ter perdido a graça, é verdade, mas ao menos dá pra ganhar experiência com a mídia e pegar algumas mensagens bacanas.
    Nível de recomendação: ★★★☆☆






    Sono Hanabira ni Kuchizuke o - Deatta Koro no Omoide ni
    Link do VNDB
    Por fim, um shoujo-ai (Romance entre personagens femininas) para fechar a lista.
    Sono Hanabira é uma simples e agradável obra de romance, como qualquer outra. Por isso é um bom primeiro passo para quem gosta do gênero e quer investir em VNs. Ela não tem cenas 18+ (Não a versão traduzida, ao menos) e é totalmente linear.
    Se quiser algo a mais provavelmente vai se decepcionar, mas caso apenas queira um romance legal, pode valer a pena algumas horinhas para completá-la.
    Nível de recomendação: ★★☆☆☆





    Conclusão
    Eu separei alguns títulos curtos e interessantes para recomendar aqui nesse post, deu um grande trabalho no fim das contas escrevê-lo por completo, e no fim ainda sinto que foram poucas VNs recomendadas. Existem diversas outras curtas já traduzidas (Para o inglês principalmente) que não estão aí, então talvez eu atualize esse post com o tempo, embora admito que as chances sejam baixas.
    Muita gente sai recomendando as mais populares ou simplesmente as que consideram as melhores para quem está começando, e muitas vezes elas são VNs longas demais para alguém pouco acostumado. Quis oferecer nesse post opções mais rápidas e variadas que sejam mais amigáveis não só para quem não tem costume, mas também para quem não tem tempo. Sério, tem VNs aí que tirando 30~60 minutos por dia para jogar você consegue terminar rapidinho.

    Talvez vocês tenham achado muito pouco informativo algumas VNs, e digo que foi proposital. Não só isso faria esse guia perder o sentido e me daria um trabalho infinitamente maior, como também eu realmente quis não tentar influenciar muito suas escolhas (OK, talvez em Fault Milestone...). É importante vocês tentarem jogar algo que parece interessante para vocês que estão começando, sem procurar muito sobre opiniões alheias, pois o interesse na mídia tem que partir inicialmente de vocês mesmos, depois sim comecem a se preocupar com recomendações e reviews.

    Eu espero de verdade que ao menos uma única obra dessas tenha te chamado atenção, pois o único que pode dar o primeiro passo é você mesmo, eu posso no máximo te mostrar o caminho. E torço que, caso escolha alguma para dar uma chance, acaba ao menos gostando o bastante para ir para uma possível próxima obra. Saraba Da!

    Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

  • Copyright © - Canal Testarossa

    Canal Testarossa - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan