• Posted by : Testarossa terça-feira, 19 de junho de 2018


    Se você costuma interagir ou observar muito a comunidade de animes, você com certeza já viu alguém falar que "esse anime é cópia de tal anime" ou qualquer uma das suas diversas variações como "X (Nome do anime) 2.0", "Versão piorada de X" ou "É igual X só que...". Bem, se você costuma observar de perto a comunidade, a verdade é que você provavelmente já viu algum desses comentários inúmeras vezes e não só um ou outro falando. Esse será o infeliz tema de hoje.

    Descobrir quando isso começou é impossível, mas é fato que o uso desse tipo de raciocínio vem crescendo a cada ano que passa. Inevitavelmente algo fácil de usar assim ficando popular acaba induzindo outras pessoas a usarem também, e como nos encontramos em uma época onde as pessoas parecem que são obrigadas por lei a enfiar comparações em absolutamente qualquer coisa, acaba servindo como forte combustível para esse argumento crescer.
    Essa é uma coisa que eu digo sem nenhuma base concreta que prove meu ponto, mas eu suponho que a princípio esse era um argumento que fanboys de uma certa obra usavam para tentar desmerecer outras obras com elementos similares. A ideia é curiosa pois falar isso não só é uma tentativa de diminuir a outra obra, como também de engrandecer sua obra favorita, como se ela fosse o ápice da criatividade que obviamente será copiada!
    Mas cedo ou tarde esse argumento também começaria a ser usado por outros tipos de pessoas, principalmente aquelas que odeiam certos tipos de obras, pois nesse caso você pode generalizar e dizer que é tudo cópia uma da outra, desmerecendo todas ao mesmo tempo. Genial!

    Vou ir direto ao ponto aqui: Pra mim esse é um dos argumentos mais preguiçosos e vazios que existem atualmente na nossa comunidade. Na grande maioria absoluta dos casos essa afirmação não só é falsa, como também muito desonesta.
    Eu digo isso por que o problema é a lógica por trás desse argumento, que geralmente é baseada nas coisas mais superficiais e bobas possíveis, muitas vezes até ignorantes. Pessoas usam de elementos de gêneros, pontos bem específicos de uma história inteira ou até mesmo traços de personalidade/uma ou duas características físicas para afirmar que certa obra é cópia de outra obra. Em muitos casos nem isso é usado, só falam por que não querem aceitar aquela obra e ponto!
    Entendam, cópia é plágio! E até mesmo casos duvidosos de plágio não costumam passar despercebidos pelas empresas ou pelo público, imagine casos reais como esse.

    Me desculpem, mas se você realmente quer usar essa lógica, talvez o problema não seja que a obra X é cópia da obra Y, mas sim que você é incapaz de passar do nível mais superficial possível da obra X, muito provavelmente graças a sua mente fechada.
    O que muitas pessoas fazem é dizer que o morango é cópia da amora pois ambas são frutas vermelhas.
    A desonestidade às vezes vai tão longe, que você vê gente que chama uma obra de cópia por ter alguns elementos similares a outras obras do mesmo gênero, mas adora obras como Boku no Hero, por exemplo.

    Parem com isso de chamar as coisas de cópia ou de "2.0" (A não ser que seja brincadeira ou piada, obviamente), ao invés de gastar tempo falando bobagem na internet, se foque em entender a obra que acabou de acompanhar.
    Inspirações e referências também existem e são muito presentes. Referências são coisas que você consegue pegar com uma boa atenção e memória, mas inspiração, por outro lado, não é algo que você possa sair afirmando o que é ou não é. A não ser que seja um caso bem óbvio, não tente engrandecer sua obra favorita falando que todas as obras populares do mesmo gênero que saíram depois foram inspiradas pela sua obra favorita.
    Como alguém que tem sua própria história baseada na própria imaginação, eu acho bem triste o quão limitada a mente das pessoas fica em certas circunstâncias. Achando que qualquer similaridade já é uma clara indicação de inspiração ou cópia.

    Há uns 10 anos atrás eu fazia um curso de administração. Certo dia, após a aula o professor nos deu um desafio: Criar algo útil e inovador que desse para ser feito atualmente e que ninguém nunca tenha feito antes na história. Todos nós, alunos, pensamos bastante no que poderia ser uma boa sugestão, e sugerimos diversas opções. Mas todas elas eram ideias que já haviam sido feitas ou pensadas antes. Pois no fim das contas, ter uma ideia totalmente do 0 nos dias de hoje beira o impossível.

    Existe todo tipo de história por aí, inúmeros títulos em cada um dos gêneros existentes. Todo gênero tem seus próprios padrões, estilos e clichês. Há obras que não conseguem se destacar além do básico que o gênero oferece, mas é só isso, uma obra que não conseguiu se destacar.
    Esse, junto de alguns outros "argumentos" específicos, me preocupam muito em onde nós vamos parar futuramente. Argumentos inteligentes estão aos poucos desaparecendo para dar espaço aos mesmos "argumentos" vazios de sempre.
    Torço para que um dia discussões coerentes, inteligentes e amigáveis voltem a ser um pouco mais frequente, embora ache difícil. Saraba Da!

    Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

  • Copyright © - Canal Testarossa

    Canal Testarossa - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan