• Posted by : Testarossa sexta-feira, 3 de agosto de 2018


    Fazer desafios que tenham cara de desafios mesmo é bem difícil, achei que eu tivesse ideias de sobra, mas logo notei que muitas delas não eram realmente desafios, mas sim apenas questões a se pensar. Se tiver alguma sugestão, não hesite em oferecê-la nos comentários, afinal, não tem que ser só eu a desafiar vocês, certo? Podemos desafiar uns aos outros.
    O tema de hoje talvez seja mais difícil que o primeiro, porém, acredito que seja muito mais interessante de se fazer do que o anterior. Hoje estaremos começando no mundo dos negócios da cultura japonesa! A ideia é vocês escolherem 5 obras do seu agrado e tentar explicar o porque às pessoas deveriam dar uma chance para ela.
    Talvez você esteja se perguntando: "Mas espera, isso é basicamente fazer uma review, não? Como uma coisa simples dessas teria graça como um desafio?"
    Hah, de fato. Não há como negar isso, e é justamente por essa razão que terá uma regra extra! Vocês devem fazer comentários convincentes sobre 5 obras sem usar em momento algum a história, personagens, arte, sonoplastia ou entretenimento como argumento no seu comentário. Esse é o real desafio!
    Vale dizer que você ainda pode usar os 5 elementos citados acima se for criativo o bastante, só uma dica. Embora eu tenha dito "favoritas", sinta-se livre para falar sobre qualquer obra que quiser, tal como embora eu tenha dito "cultura japonesa", pode falar sobre qualquer mídia, o importante é o desafio em si e não as obras, por isso é uma boa opção também falar o que a obra é para você a nível pessoal, uma escolha válida. Vamos a minha lista:


    1. Non Non Biyori
    Eu sempre gostei bastante de slice of life, iyashikei em especial sempre foi algo que tive muito apreço. No entanto, Non Non Biyori foi bem além do que eu esperaria, e bem rapidamente se tornou muito mais que "um anime que eu assisto semanalmente". Toda semana havia uma alta expectativa, pois eu sabia que independente de como eu estava me sentindo, ao terminar de assistir um episódio de Non Non Biyori, eu já estaria diferente---positivamente falando. É um anime que me remete a tempos bons. Uma das coisas que mais gosto nele é o quão bem construída é a sua ambientação, desde cenários e sons até as próprias atitudes das personagens e isso influência muito na sua experiência, principalmente pelo cenário da obra se passar em uma área rural. Um dos meus animes favoritos e eu o recomendo para qualquer um!

    2. Touhou Ibara Kasen: Wild and Horned Hermit.
    Touhou está entre minhas obras favoritas de todas as mídias, porém o que mais me encanta em Wild and Horned Hermit vai muito além de apenas ser uma das várias obras de uma das minhas franquias favoritas. O quanto você vai gostar desse mangá vai depender muito do quanto você gosta de cultura, folclore e mitologia. Eu gosto muito dos três, por isso ler esse mangá me proporciona excelentes aulas sobre a cultura japonesa. Não bastasse, isso ainda é auxiliado com muitos diálogos e eventos mais filosoficamente carregados, o que o torna realmente um mangá muito único.

    3. Majo no Tabitabi
    Como alguém que não só gosta de criar, mas também de contar histórias, Majo no Tabitabi funcionou muito bem comigo. A light novel trás à tona tanto os altos quanto os baixos de obras episódicas, mas acima de tudo mostra o quão fascinante esse estilo narrativo pode ser. Uma boa descrição para cada livro de Majo no Tabitabi seria "uma coleção de diferentes experiências", é como se você sentasse em uma mesa com uma pessoa e ouvisse as incontáveis histórias que ela tem para contar. Algumas são interessantes, algumas são chatas, algumas são incríveis, e no final de cada livro você se sente realmente satisfeito.

    4. Koiken Otome
    Koiken Otome é uma Visual Novel que dependendo da sua perspectiva e expectativas pode não ser uma experiência muito positiva. O que valeu a obra para mim foi como ela gira em torno de objetivos de uma maneira bastante relacionável. Quem aí já não teve dúvidas se realmente conseguiria alcançar um objetivo complicado? Quem aí já não foi injustiçado pelas expectativas egoístas que outras pessoas colocavam em você? Quem aí já não teve que lidar com a descrença dos outros em relação a um objetivo que você decidiu seguir? Koiken Otome trás umas perspectivas bem legais e trabalha em cima delas muito bem, apesar de alguns deslizes.

    5. Amayui Castle Meister
    Para finalizar, nada melhor do que falar de Amayui Castle Meister. Se eu tivesse que citar um tipo de história que eu goste bastante, esse tipo seria as Odisseias. Amayui é uma excelente odisseia pelo que a jornada representa e pelo mundo que a obra se passa. Um dos principais temas da Visual Novel é a religião, pois no universo da obra a maior parte do continente crê na mesma religião. Graças a isso vemos uma implicação direta dos protagonistas buscando a terra sagrada em busca da verdade, querendo se livrar das amarras que a religião impõe nas pessoas. Não o bastante ainda existe política e terrorismo envolvidos no meio, fazendo a jornada ser uma experiência realmente inesquecível e a Visual Novel ser uma das minhas favoritas de todas.


    A ideia desse desafio, para dizer a verdade, é tentar tirar vocês um pouco dessa rotina criada pela comunidade de analisar absolutamente todas as obras sobre os mesmos critérios. Eu fortemente acredito que cada obra tem algo diferente para oferecer (Ou tenta) que não se restringe apenas aos critérios mais padronizados (História, personagens, arte, som e entretenimento). Por isso embora possa vir a ser importante analisar os critérios proibidos aqui, eu acredito que também possam existir outros fatores tão importantes quanto estes ou até mais, que possam ter uma influência sobre o porque alguém achar uma obra boa ou não. Em suma, acredito que você precise de uma lente diferente para cada obra, e não a mesma lente para todas elas. Por isso eu quero ler de vocês: Tirando os 5 fatores mais comuns, o que certas obras fizeram para te ganhar? Descrevam aí! Saraba Da!

    Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

  • Copyright © - Canal Testarossa

    Canal Testarossa - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan