• Posted by : Testarossa quarta-feira, 1 de agosto de 2018


    Se você já leu o meu post que explica porque Visual Novel é a minha mídia favorita e acompanha as temporadas de anime de perto, deve conseguir ter uma ideia de como eu me sinto vendo o estado que nos encontramos atualmente em relação a adaptações em anime de VNs.
    Caso não esteja entendendo o que quero dizer, nesse post tudo será esclarecido.

    Há uma ou duas décadas atrás costumávamos ver mais adaptações de VNs, se pararmos para procurar hoje em dia tem muitas adaptações escondidas no meio da multidão de obras esquecidas pelo tempo. A maioria dessas adaptações, independente de boas ou ruins, foram muito inexpressivas, seja em popularidade, seja em vendas. Um dos possíveis motivos para isso acontecer foram provavelmente as VNs que foram adaptadas, sendo normalmente romances, dramas e comédias, a maioria das adaptações eram obras não muito chamativas para início de conversa. Mesmo as poucas que se destacaram não receberam tanta atenção assim.
    Existia um motivo para isso, e esse motivo pode ser indiretamente visto em animes como Clannad e Da Capo. Visual Novel é uma mídia longa por natureza, uma história contada ao longo de 4-5 horas de texto é considerada curta, sendo que é exatamente esse o tempo que gastamos com um anime de 12 episódios.
    Quando você tenta trazer uma obra com uma trama mais complexa para o formato de anime, a transição se torna muito mais delicada. Fazer de qualquer jeito acaba rendendo animes problemáticos como o primeiro Fate/Stay Night, Tsukihime ou 11Eyes. Todas essas eram Visual Novels longas com histórias complexas e simplesmente não vingaram ao serem adaptadas como anime (No quesito qualidade, ao menos, já que Fate e Tsukihime foram, na verdade, dois sucessos de vendas).

    Quando adaptações em anime de VNs estavam em alta, isso é, há cerca de 10 anos atrás, eles jogavam seguro e tinham mais interesse em investir em animes do tipo. No entanto, com o passar do tempo a "febre" morreu e cada vez menos Visual Novels ganhavam adaptação para anime. Entrando em uma era muito mais comercial, começamos a ver um grande aumento de animes diferentes por temporada, e uma grande redução de animes com mais de 12 episódios ou continuações, esse foi um fator crucial para a "quase-morte" das adaptações de Visual Novels.
    O sistema de adaptações para anime começou a se focar mais em fazer propaganda para o material original, tentando alavancar as vendas com adaptações em anime (Ou mangá, em casos de LNs e VNs), ou seja, a adaptação em si já era considerado como uma escada ao invés de tentar contar uma boa história em uma mídia diferente.
    Mas isso nos leva a outro problema grave: Visual Novels quase sempre são lançadas já como uma história completa, não é o tipo de mídia que a mesma história continua sendo publicada ao longo dos anos. O que isso significa? Significa que VNs não estão aptas ao sistema de propaganda que as adaptações adotaram, fazer adaptações de VNs para o mercado de anime seria a mesma coisa ou pior ainda que adaptar algum mangá ou LN antigo, já finalizado há muitos anos.

    Tendo isso em mente, o número de VNs que ganham adaptação em anime por ano desceu a ponto de dar para contar nos dedos, e todas as adaptações acabavam falhando miseravelmente. Isso porque dificilmente a VN ganharia um anime de 24 episódios ou mais, e por ser uma obra já finalizada, eles acabam preferindo adaptar todo o conteúdo da novel nos míseros 12 episódios que provavelmente a adaptação teria. E quando eu digo "todo o conteúdo", é realmente todo o conteúdo, no caso de uma história com múltiplas rotas, as chances da adaptação tentar enfiar todas as rotas em um único anime são altas. Nesse caso você acaba tendo dezenas de horas de conteúdo comprimidos em 12 episódios, em um anime provavelmente não tão bem produzido, o que resulta no desgosto do público, vendas minúsculas e mais uma obra indo para a vala.
    A bola de neve ainda pode crescer um pouco mais... Como poucas VNs por ano ganham adaptação, eles escolhem com muito mais cuidado o que adaptar hoje em dia, o que significa que ou uma VN recém-lançada que chamou bastante atenção vai ganhar adaptação para tentar enquadrar ela no sistema de propaganda, ou uma VN antiga bastante popular ou de uma empresa grande (Exemplos: Key ou Type-Moon) ganha essa adaptação. Essas VNs costumam não só serem longas, mas também bem mais difíceis de adaptar, o que só garante ainda mais a provável falha que vai ser a adaptação.
    O que não faltam são boas Visual Novels curtas que se encaixariam perfeitamente em um anime de 12 episódios ou menos, mas por outro lado, raramente elas ganham destaque o bastante para isso.

    Resumindo essa bola de neve:

    • A única coisa que importa são os lucros
    • A maioria das VNs com o suposto potencial para lucrar são longas
    • Decidem adaptar VNs longas, mas não querem investir nelas e querem adaptar 100% da obra, o que resulta em um anime muito mal-sucedido e um grande prejuízo
    • Veem que adaptações de VNs supostamente não rendem (Pois nem investem, nem adaptam as obras certas) e começam a adaptar menos e menos

    A fim de curiosidade, das poucas exceções ao que eu disse aqui nesse post, quase todas venderam muito bem e ficaram super populares (Exemplos: Steins;Gate, Clannad, Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works).
    Infelizmente a realidade é uma só, adaptações de Visual Novels dificilmente são boas, possíveis contra-medidas para isso seriam ter mais episódios, simplesmente adaptar apenas uma parte da obra com os episódios que vai ter ou escolher uma VN de duração curta. Mas enquanto não mudarem essa mentalidade de querer fazer dos animes (E mangás) meras propagandas para o original e lançar 50 animes de 12 episódios por temporada, dificilmente isso acontecerá.
    Acho que fazer esse post era uma necessidade já que a essa altura muitas pessoas já criaram uma visão muito errada de uma mídia que não conhecem nada baseado em adaptações que não a representam. Steins;Gate e Clannad podem ser exceções nas adaptações em anime de VNs, porém estão longe de ser "grandes exceções" de qualidade na mídia em si, e pensar que a grande maioria das pessoas jamais conhecerão outras obras tão boas ou até melhores que essas é um pouco triste. Porém, ainda é melhor do que ter um anime horrível e criar uma visão errada, imagino. Saraba Da!

    Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

  • Copyright © - Canal Testarossa

    Canal Testarossa - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan