• Posted by : Testarossa quinta-feira, 25 de outubro de 2018

    Pretty Cure, ou mais comumente conhecido apenas como Precure, é uma franquia de animes do gênero Mahou Shoujo voltado para o público infanto-juvenil, mais precisamente garotas, produzido pela Toei Animation. A franquia é extremamente popular no Japão, conseguindo constantemente estar no top 10 de audiência praticamente durante todas as semanas, sendo uma franquia altamente lucrativa.
    Aqui no ocidente, as coisas são altamente invertidas, a franquia possuindo uma popularidade imperceptível, embora tenha muitos fãs dedicados, e os maiores consumidores dos animes da franquia serem adultos, ao invés de crianças.

    A franquia está atualmente (Na data de publicação desse post) comemorando seu décimo-quinto aniversário, e para comemorar com eles, resolvi lançar esse post dando uma explicação geral sobre a franquia.
    Precure teve início em Fevereiro de 2004, com o seu primeiro anime, Futari wa Precure. A partir dali, todo ano um novo anime foi lançado para a franquia. O intervalo entre o lançamento de um anime e outro é minúsculo, ou seja, todo anime de Precure é lançado durante um período de um ano, o que significa que todos os animes da franquia tem entre 48 a 50 episódios (Exceto Futari wa Precure: Max Heart, que teve 47).
    A informação mais importante é que esses animes não tem realmente nenhuma conexão (Com exceção de dois deles, que são continuações), eles compartilham a mesma marca (Precure), certos elementos da franquia em si e alguns padrões, mas fora isso cada série funciona individualmente. Isso quer dizer que você pode começar por praticamente qualquer uma das temporadas, com exceção das duas anteriormente citadas.
    Para ter uma noção mais palpável dos animes da franquia, aqui vai a lista:

    1. Futari wa Precure (2004, 49 episódios) // Futari wa Precure: Max Heart (2005, 47 episódios)
    2. Futari wa Precure: Splash Star (2006, 49 episódios)
    3. Yes! Precure 5 (2007, 49 episódios) // Yes! Precure 5 GoGo! (2008, 48 episódios)
    4. Fresh Precure! (2009, 50 episódios)
    5. Heartcatch Precure! (2010, 49 episódios)
    6. Suite Precure♪ (2011, 48 episódios)
    7. Smile Precure! (2012, 48 episódios)
    8. Dokidoki! Precure (2013, 49 episódios)
    9. Happiness Charge Precure! (2014, 49 episódios)
    10. Go! Princess Precure (2015, 50 episódios)
    11. Mahoutsukai Precure! (2016, 50 episódios)
    12. Kirakira☆Precure A La Mode (2017, 49 episódios)
    13. Hug tto! Precure (2018, ainda em lançamento)
    14. Star☆Twinkle Precure (2019)
    15. Healin' Good♡Precure (2020)

    Apesar de ser compreensível achar tantos animes de 50 episódios da mesma franquia intimidadores e confuso, não é tão difícil quanto parece se achar. Seguindo a lista acima, coloquei as duas temporadas que são, na verdade, continuações das anteriores, todas as outras estando separadas. A partir daí, você pode começar absolutamente de qual temporada quiser.

    Existe bons motivos para Precure funcionar com pessoas de todas as idades, que pode variar de temporada para temporada. Personagens, mensagens, temas, às vezes a própria história, narrativa entre outros aspectos podem muitas vezes ir além do que uma obra para o público adulto conseguiria ir, a diversão e o carisma muito contam também, claro. Porém, sem dúvidas um dos pontos importantes acaba sendo a ação, combinada com uma animação de alto nível e uma dedicação da Toei Animation para entregar todo ano um anime especial para a franquia. Muitos torcem o nariz quando veem a Toei Animation por achar que o estúdio se resume a Dragon Ball e One Piece, ignorando animações incríveis que conseguem produzir.



    A obra tem seus próprios padrões para seguir, como por exemplo o "monstro da semana", onde todo episódio as personagens precisam enfrentar e derrotar um monstro diferente. Mas apesar disso, todos seguem uma história com início, meio e fim, então existe uma linha de desenvolvimento tanto para a história, quanto para os personagens.
    Além dos animes exibidos na TV, a franquia conta com um filme lançado para cada uma das temporadas (Incluindo as continuações), que são exibidos sempre no final de Outubro. Os filmes são opcionais, mas tenham em mente que muitas vezes fazem referências a eventos do filme durante a série de TV (Quando o filme é lançado, a série ainda está em exibição), sendo que muitos deles agem como um complemento para a série principal, então considere assisti-los se estiver disposto.
    Há também os filmes crossovers, que funcionam mais como um fanservice para os fãs, sendo basicamente um especial que une todas as Precures na mesma história. Como todo ano saí uma temporada nova, desde 2009 um novo filme é lançado para incluir as novas personagens que não estavam nos filmes crossover anteriores. Todos os filmes crossovers possuem o nome "All Stars", então é fácil não se confundir.

    Talvez não tão fácil assim.
    Falando em conteúdo suplementar, é também comum lançarem um mangá ou uma novel (Ou os dois) simultaneamente com o anime, normalmente mangás/novels curtos, que servem como suplemento, conteúdo adicional e outras coisas bem legais que vale a pena ler. No entanto, quase nada foi traduzido até hoje, então fica como uma curiosidade inútil para a grande maioria.

    Apesar de todo o sucesso no Japão, nem sempre foi assim. Precure chegou muito perto de ser cancelado em 2008-2009, pela popularidade estar caindo rapidamente. Desacreditados, os produtores tentaram uma última chance, uma última temporada que caso não desse certo, iriam abandonar a franquia. Fresh Precure acabou sendo um sucesso e tanto revivendo o amor dos fãs, quanto conseguindo muitos novas pessoas para adorarem a franquia. ありがとうございますフレッシュプリキュア!


    Precure é uma franquia incrível de animes, sempre muito carregada de mensagens que podem ajudar a formar um excelente caráter nos jovens, assim como ensinar e nos fazer lembrar de muitas coisas importantes que deixamos para trás ao crescermos. Muito por um certo preconceito, ou mesmo por uma mente limitada, muitas pessoas simplesmente preferem ignorar a existência da franquia como algo irrelevante (Aprecio muito a boa vontade de quem tentou assistir e não gostou, até aí tudo certo!), em um ponto que é notável alguns sites que montam guias de temporada simplesmente excluírem o anime da franquia da lista. Mas Precure é gigantesco, pessoas de talentos inestimáveis trabalham ou já trabalharam em alguns dos animes da franquia e o Japão como um país reconhece a franquia como uma grande referência cultural, motivacional e em partes até educacional. O número de referências a franquia em animes, mangás, novels e todas as outras mídias é incalculável, mas acima de tudo, deixo essa bela curiosidade: As protagonistas da temporada de 2016, Mahoutsukai Precure!, fazem parte dos embaixadores oficiais da cultura japonesa nas Olimpíadas de 2020, ao lado de vários outros personagens mundialmente adorados, como Goku, Naruto e Luffy.


    A relevância da franquia é grande o bastante para se arriscarem a ponto de alterarem o roteiro da temporada de 2011, Suite Precure, e deixá-la uma obra menos sombria e mais positiva, devido ao terremoto e tsunami que aconteceu naquele ano, como uma forma de tentar encorajar quem assistia a pensar positivo.
    Em todo caso, a função do Sou Nan Da! sempre foi informar, explicar e ensinar. Como tal, considerem essas informações como uma explicação da importância da franquia no Japão.
    Acredito firmemente que vale a pena tentar assistir Precure, pois muitas vezes é uma franquia que transcende demografias, e pude presenciar de perto isso através de alguns amigos meus. Mas no caso de não funcionar com você, não tem problema, ao menos agora você pode ficar bem informado sobre o que exatamente Precure é (Espero). Saraba Da!

    Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

  • Copyright © - Canal Testarossa

    Canal Testarossa - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan