• Posted by : Testarossa segunda-feira, 28 de janeiro de 2019


    Pratos de comida na maioria das vezes são receitas prontas que exigem determinados ingredientes para que ele venha a existir. Cada prato exige diferentes medidas de cada ingrediente e eles podem variar muito dependendo de quem o está fazendo. Às vezes você deixa a criatividade fluir e faz algo de diferente com uma receita pronta, ou tenta criar algo você mesmo, mas nem sempre o resultado acaba sendo positivo. Da mesma forma, seguir a receita muitas vezes pode dar errado, assim como muitas vezes pode dar certo. Mesmo que seja exatamente o mesmo prato, quando feito por duas pessoas diferentes eles podem terminar bem diferentes um do outro. Cozinhar pode ser bem complicado, às vezes mesmo quando você acredita estar fazendo tudo certo, o prato termina ficando muito pior do que você poderia imaginar. Mas também há vezes que se arriscar em fazer algo que uma pessoa normalmente não faria pode acabar rendendo um ótimo prato. Há muito o que se pensar e fazer na hora de cozinhar, mas existe também outra grande preocupação: Cada pessoa tem um paladar diferente. Um prato simples tem mais chances de agradar o paladar de mais gente, um prato mal feito certamente receberia críticas negativas, mas talvez tenha algumas pessoas que gostem dele mesmo assim. Às vezes você erra a mão e coloca um ingrediente demais, estragando o sabor do prato. Às vezes você faz algo refinado demais, mas que falha em deixar um impacto em quem está comendo. Há infinitas variáveis possíveis do momento em que você começa a cozinha até o momento em que as pessoas provam o seu prato, mas no fim das contas tudo depende de como você cozinha, suas capacidades, sua criatividade, sua atenção na hora de preparar a comida. Não importa (Exceto em pouquíssimos casos) se você está fazendo um ovo mexido ou um Steak Tartare, mas sim como você está fazendo tais pratos.

    Tudo isso nos leva ao tema de hoje---A execução de ideias.
    Algo que vem me incomodando bastante na mentalidade dos fãs de anime/mangá da atualidade, é uma certa obsessão por "Para a obra ser boa tem que usar ideias únicas". Foi criando-se a ideia de que clichê é algo ruim, e que "originalidade" é a salvação da industria ou coisa parecida, e isso é realmente algo que me faz colocar a palma no rosto e balançar a cabeça. Existem N motivos para isso ser uma visão bem distorcida do que realmente ocorre, e N motivos do porque isso ser problemático, então primeiro irei listá-los:
    1) Praticamente não existe, nesse século principalmente, coisas realmente originais. Tudo que é produzido são reutilizações de ideias já usadas antes. O que muda aqui realmente é você saber disso ou não, afinal, para alguém que nunca assistiu animes ou leu mangás/hqs, Boku no Hero Academia pode soar como algo super original.

    2) Reutilização de ideias não é algo inerentemente ruim. Existem 1001 blogs/canais de animes com os mesmos tipos de posts/vídeos, e sem duvidas vocês já visitaram muitos deles. Alguns você gosta, outros não, o que é perfeitamente normal, pois no fim são todos diferentes uns dos outros.

    3) Seguindo o ponto anterior, ideias não possuem forma. A forma é dada pela pessoa que põe a ideia em prática, e cada pessoa dá a sua própria forma para essa ideia. Quando a forma é realmente a mesma, aí é algo que conhecemos como plágio, e já vimos em casos no youtube, por exemplo, ou na própria industria, que plágio normalmente não dá muito certo. As pessoas se revoltam, é normal e só o esperado.

    4) Você provavelmente gosta de uma obra que usa de ideias similares a outra obra que você não gosta.

    5) Você provavelmente gosta de uma obra cuja ideia principal é uma que você não gosta.

    E a lista segue adiante, mas levantei alguns dos principais problemas dessa mentalidade pois é importante para o que vem a seguir.
    Existe um fator crucial para que tudo o que eu disse até então, inclusive a alusão aos pratos de comida, funcione de fato. É o que as pessoas chamam de "execução".
    Esse é um fator que muitas vezes é simplesmente ignorado, ele não é lá algo grande e chamativo, muitas pessoas sequer sabem da existência disso, porém ainda é uma pequena engrenagem que faz toda a estrutura funcionar. Não seria exagero dizer que a execução é o fator mais importante em uma obra, independente de qualquer outro fator. E é exatamente por isso que todos os pontos levantados anteriormente são problemáticos: As pessoas estão mirando no alvo errado, da pior maneira possível, com o pior dos propósitos. É realmente como preparar um prato, mesmo os ingredientes sendo um fator importante, eles são irrelevantes se a preparação do prato for ruim. Então ao invés de condenar um determinado ingrediente, o ideal seria buscar pratos com esse ingrediente que te proporcionem um sabor diferenciado, mesmo ainda sendo aquele mesmo ingrediente.
    A execução é tão importante que uma obra que você não gostou pode sim se transformar em uma obra que você teria gostado caso tivesse sido executada de maneira diferente. Você pode e deve prestar atenção no "O que é feito", mas é crucial que o "Como é feito" sempre seja tratado com o máximo de prioridade.

    A maioria das suas obras favoritas provavelmente são ideias reutilizadas executadas de maneira memorável. Quando você inventa de simplesmente fingir que a execução não é importante para frisar que "o que importa é a originalidade", você basicamente mata quase todo o entretenimento moderno e boa parte do entretenimento antigo, incluindo provavelmente muitas das suas obras favoritas, que você convenientemente tentaria inventar uma desculpa para invalidar isso.
    O que realmente importa é que a princípio o clichê não importa, a ideia batida também não, se a execução for realmente boa, a obra vai ser funcional. No caso da execução ser meramente passável, nesse caso sim os demais elementos vão ser muito mais relevantes para o seu aproveitamento. Agora, se a execução for ruim, não importa o quão boa seja a ideia, a obra vai ser apenas um grande desperdício.
    É claro, eu gostaria de frisar que tudo isso é de um ponto de vista muito imparcial. No fim somos todos humanos, temos nossas preferências, nossas visões de mundo, nossos desgostos. Então não existe padrão fixo para nada, o fator pessoal sempre vai pesar bastante para qualquer pessoa nesse mundo. Há muitas outras coisas a se levar em consideração, por isso disse que caso a execução de uma obra fosse realmente boa, ela seria "funcional". Qualquer obra precisa de uma execução minimamente decente para funcionar, mas a partir daí existem outras barreiras a serem superadas para se tornar uma obra marcante. E como meu primeiro parágrafo da a entender, cada pessoa é uma pessoa diferente e vai ter um "paladar" diferente para cada anime. A ideia do post de hoje é simplesmente atentar que precisamos tirar todo esse peso no que está sendo feito e começar a considerar muito mais em como está sendo feito. Eu realmente acredito que dar esse passo para ver as coisas dessa forma vai te tirar de uma bolha bem delicada de se sair, onde as pessoas acabam se vendo presas a certos tipos de obras porque só quer circundar as ideias que lhe agradam pelo resto da vida. Não é porque todos nós somos inevitavelmente tendenciosos aqui e ali por sermos o que somos que devemos ser completamente tendenciosos com algo tão intangível quanto uma ideia. Pensem nisso. Saraba Da!

    Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

  • Copyright © - Canal Testarossa

    Canal Testarossa - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan