• Posted by : Testarossa quinta-feira, 31 de janeiro de 2019


    Chegou aquele momento do ano (Do ano, pois sabe-se lá quando eu lançarei o próximo Chousen) em que vocês são desafiados e devem provar que são capazes de superar os grandes desafios testarossais desse recinto. O tema de hoje é importante, mas talvez não seja tão desafiador para alguns. Porém, dependendo da obra, tenho certeza que será um exercício interessante para vocês.
    O desafio de hoje veio a existência pois finalmente chegamos lá, meus caros, chegamos em um ponto onde muitas pessoas simplesmente se recusam a ver suas obras favoritas serem criticadas negativamente. Há alguns anos atrás estava se tornando normal eu ver o famoso "faz melhor então" quando alguém criticava uma obra, mas as pessoas começaram a condenar esse tipo de resposta, fazendo ela se tornar cada vez menos usada.
    O problema é que o mito da Hidra existe, então mesmo cortando essa cabeça, outras duas nasceram no lugar. Está cada vez mais forte essa negação a opiniões negativas a algo que você gosta na internet, então é muito comum você receber um "Não gostou, não assiste" ou um "Não foi feito para pensar, tem que assistir só para se divertir", ou qualquer variável dessas duas. Esses não são argumentos válidos, são tentativas defensivas de tentar evitar ver uma obra que você gosta sendo criticada. No entanto, a verdade é que não existe obra perfeita, toda obra tem seus defeitos, que podem variar dependendo da pessoa que está assistindo/lendo/jogando. Pessoas se incomodam com diferentes aspectos de diferentes obras, logo reclamar deles é apenas natural, e está tudo bem nisso!

    A crítica não é um mal que deve ser evitado, muito pelo contrário, é uma ótima forma de exercitar sua mente e expandir suas experiências com tais obras. Sua relação com uma determinada obra será muito mais sincera se você souber reconhecer tanto seus acertos quanto seus erros e nesse ponto outras críticas negativas se tornam nada mais que inofensivas, pois você já é seguro sobre como se sente sobre a obra. Obviamente, existem inúmeras variáveis, uma crítica pode te fornecer um ponto de vista que você não havia considerado, por exemplo. Outra coisa é que críticas nada mais são que opiniões mais elaboradas e às vezes mais embasadas sobre algo, você não é obrigado a aceitá-las, mas toda pessoa tem o direito de usá-las, e ela pode ou não estar errada no que diz.

    O Chousen de hoje está mais extenso que o normal pois dessa vez não estarei participando com vocês. Bem ou mal eu ainda sou redator desse site, seria uma tarefa simples dissertar sobre os problemas que vejo nas minhas obras favoritas. Mas ao mesmo tempo são obras que pretendo fazer reviews completas aqui, então seria um pouco contra-produtivo participar.
    As regras são simples, escolha algumas obras favoritas suas e diga quais os seus problemas com ela. Não tem número definido, pode ser uma, pode ser cinco, você escolhe. Mostre para as pessoas que, não é porque sua obra favorita está sendo criticada (Por você mesmo, ainda por cima!) que sua experiência com ela é estragada ou coisa do tipo.

    Um dos propósitos com esse desafio é também tentar mostrar que essa ilusão que muitos criam de que há obras perfeitas que acertam em tudo é nada mais que isso, uma ilusão. Como aprendi uma vez cursando administração: Na hora de vender o produto, tem que ter os prós e contras para a pessoa saber o real valor do produto. Desconfie de quem vende uma obra sem defeitos ou coisas que podem ser um defeito para você, isso não existe e nada mais é que alguém convenientemente ignorando os defeitos e que provavelmente vai usar algum dos "argumentos" que citei anteriormente para evitar que a obra seja criticada. Eu provavelmente esqueci de citar algumas coisas, mas ao menos o desafio está lançado, espero que se animem a participar pois sempre acho interessante ver alguém citando os problemas de uma obra que adora. Saraba Da!

    OBS: Como curiosidade sobre meu curso de administração, essa coisa de vender produto foi um exercício que o professor passou, para imaginarmos nós mesmos em uma embalagem com prós e contras. E mesmo falando com todas as letras, boa parte dos meus colegas só colocaram os prós. As pessoas parecem rejeitar com todas as forças defeitos, erros e mudança de opinião, mas essa é uma mentalidade bem perigosa, não sejam assim.

    Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

  • Copyright © - Canal Testarossa

    Canal Testarossa - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan