• Posted by : Testarossa segunda-feira, 27 de maio de 2019


    Lançado em 1985, Genmu Senki Leda, também conhecido como As Aventuras de Leda (Nome que não faz nenhum sentido, vale dizer), é uma animação em formato de OVA que narra a história de Yohko, uma garota apaixonada que pela falta de coragem em se confessar decide compôr uma música com seus sentimentos, mas que acaba indo parar em um mundo de fantasia onde ela descobre aparentemente possuir poderes mágicos.
    Eu cruzei caminhos com Genmu Senki Leda enquanto procurava por um Mahou Shoujo antigo para assistir, e sendo uma única OVA de 70 minutos que parecia interessante, resolvi assisti-la descompromissadamente. Para minha surpresa, no entanto, a animação acabou sendo uma grande surpresa em todos os âmbitos. Digo isso principalmente porque não esperava que uma OVA que eu nunca havia ouvido falar, e eu suponho que a maioria de vocês também não, fosse um trabalho tão cheio de alma, repleto de talentos e incríveis ideias.


    Genmu Senki Leda é uma história completa. Início, meio e fim. Isso significa que nos 70 minutos de duração eles teriam que contar tudo o que queriam contar, um trabalho árduo principalmente pelo tipo de história que é, ou seja, nosso bom e velho isekai. No entanto, o grande diferencial é que boa parte da staff é composta por pessoas que hoje possuem currículos invejáveis, que na época estavam aflorando seus talentos em peças diferenciadas como Leda.
    Eu digo que você precisa de menos de 1 minuto de OVA para já ter uma noção do que eu estou dizendo. A direção, animação, direção de arte, fotografia, o próprio uso de coloração, tudo está em um alto nível e em perfeita sincronia um com o outro, a ponto de ser até mesmo um auxílio para a narrativa.
    O anime encara a limitação de tempo de frente, certamente não sai ileso uma vez que alguns aspectos da obra sofrem pela falta de tempo, mas também certamente ela alcança seu objetivo de maneira que poucos animes conseguem hoje em dia. Animações são uma forma de arte visual por natureza, e como tal não deveriam se limitar em apenas pensar em tornar possível assistir uma história, mas também contar essa história através do visual em si.


    A base da história de Leda é muito simples, mas mesmo assim o anime consegue dizer muito através apenas do que está sendo mostrado na tela. Algumas vezes ambíguo e podendo exigir uma reflexão mais profunda sobre isso ou aquilo, então olhar de maneira superficial pode acabar sendo uma experiência que deixa a desejar. Ainda assim, coisas mais óbvias como o mundo de fantasia onde a Yohko vai parar ainda vão te impressionar, principalmente se você é do tipo que assiste muitos animes de fantasia modernos. A verdade é que pouco se é dito sobre Ashanti, mas através dos cenários em si você já ganha uma rica perspectiva sobre esse mundo fantástico. Em um primeiro momento, quando Yohko acorda e se vê em um lugar estranho, uma escolha simples, porém genial, é fazer ela se levantar e começar a caminhar ao som de uma insert song no fundo. Sem diálogos, reflexões ou interações, sem pressa. A obra corretamente opta pelo atmosférico e rapidamente se torna mais imersiva.


    A história volta a progredir quando a Yohko encontra Ringhum, um cachorro falante que provavelmente faz o papel de "mascote" de Mahou Shoujo. A interação dos dois é natural e divertida, e embora a progressão da história seja rápida, esta também é desenvolvida com certa naturalidade. A partir desse ponto, a narrativa começa a ficar mais dinâmica e agitada, até chegar a um pico na metade da OVA e voltar a momentos mais contemplativos, além de um dos únicos momentos nesses 70 minutos onde param para explicar o que está acontecendo e o que deve ser feito.


    A segunda metade já começa preparando a mesa para o clímax, e a partir daí são quase 30 minutos dinâmicos e diretos. Isso é, você já sabe qual é a história, o mundo de Ashanti, os objetivos, a base, e o meio pelo qual a Yohko conseguirá voltar a para a Terra. Ainda assim, a OVA consegue puxar dois excelentes twists perto do fim, um deles que talvez você nem perceba, e alguns ótimos momentos em que a animação toma um estilo mais experimental com o uso de cores e ângulos muito bem utilizados.
    Chegando ao clímax, temos o final ideal para a história, do jeito que deveria ser. Muito embora, vários elementos dessa história acabaram por terminar sem maiores explicações pelo tempo curto da animação, principalmente no que diz respeito ao universo de Ashanti. O quanto isso vai ser um problema imagino que possa variar de pessoa para pessoa, mas no meu caso, não me incomodou muito, pois não era o propósito da OVA explorar esses aspectos, embora acharia ainda melhor se tivessem o tempo para fazê-lo.


    Mas, acima de tudo, esses são 70 minutos inteiramente dedicados a protagonista, Yohko. E essa é a coisa mais importante a se prestar atenção, ainda mais com aspectos não falados diretamente para quem está assistindo.
    Genmu Senki Leda é uma história de amadurecimento da Yohko, uma curta jornada pessoal. Por isso, a pessoa por quem a Yohko é apaixonada em momento algum tem seu rosto revelado, ele não é importante para os conflitos internos da protagonista, embora seja parte deles. A primeira coisa que nos é dita pela animação, antes de mais nada, é o amor da Yohko pela música. O que viria a se repetir quando ela mostra realmente se importar com o seu toca-fitas. A música é um fator importante na narrativa, e provavelmente é um fator importante na narrativa pois é algo importante para Yohko.
    Quando você vai juntando as peças, você nota que cada personagem e aspectos da OVA tem como função explorar o personagem da Yohko e por consequência desenvolvê-la.


    É por isso que alguns detalhes como a falta de uma maior profundidade em no mundo de Ashanti ou nos demais personagens não me foram um grande incômodo. Acredito que o que realmente queriam fazer nessa OVA, eles conseguiram, que era mostrar o desenvolvimento da Yohko como pessoa. O tempo curto não impediu eles, que com bastante criatividade, usaram todos os aspectos da animação para elevar sua protagonista a uma ótima personagem, embora muito de maneira indireta. Com isso, posso dizer que se quiser acompanhar uma curta jornada de amadurecimento da protagonista, é definitivamente uma OVA que eu recomendo assistir. Caso queira ver uma real aventura em um mundo de fantasia com uma grande história e personagens, provavelmente sairá frustrado daqui.


    Genmu Senki Leda é uma ótima OVA, reflexiva, com algumas metáforas, e que consegue ser atual no que ela trabalha, mas principalmente, muito divertida de se assistir por ser altamente atmosférica. Apesar de curta, entrega o que promete com maestria, com excelentes aspectos visuais, seja a direção ou a própria animação em si. A trilha sonora também não fica atrás, composta pelo grande Shiro Sagisu, compositor de Evangelion, Berserk e Bleach. Certamente algo que vale a pena assistir, fica a recomendação. Saraba Da!

    Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

  • Copyright © - Canal Testarossa

    Canal Testarossa - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan