• Posted by : Testarossa domingo, 10 de maio de 2020



    Autor: Yashichiro Takahashi
    Ilustradora: Noizi Ito
    Ano de Lançamento: 2002
    Idioma: Português, pela NewPop
    Onde comprar: Amazon

    Shakugan no Shana é um dos grandes nomes da cultura pop japonesa dos anos 2000, sendo o anime um sucesso tão grande à ponto de fazer sua obra original ser uma das primeiras Light Novels licenciadas nos Estados Unidos (Infelizmente, foi cancelada junto às outras que foram trazidas para o ocidente junto à ela). Ela é um raro caso de Light Novel que é, tecnicamente falando, totalmente adaptada, com sua adaptação em anime tendo início, meio e fim. É uma obra muito querida para quem começou a assistir anime na segunda metade dos anos 2000, ou no início dos anos 2010, e eu me incluo nisso. Logo, evidentemente era do meu grande interesse conhecer a obra que originou aquele anime clássico. Mas, como eu disse, a tradução em inglês disponível foi cancelada, então só restava conseguir os livros originais e aprender japonês. Apesar de anos mais tarde de quando assisti o anime eu fosse, de fato, começar a estudar japonês, vejam só, veio a calhar de eu nem precisar me preocupar em ir atrás da versão original, pois a NewPop se prontificou a traduzir a obra quando a licenciou. Isso, claro, foi uma forte alegria para mim, e para todos os fãs brasileiros da obra, mas só os fãs não são o bastante para alavancar o sucesso de um lançamento nessas circunstâncias e, por isso, cá estou eu escrevendo essa review. Foi um parágrafo talvez desnecessariamente longo, então vamos por as mãos na massa!

    O primeiro livro da série me surpreendeu bastante, positivamente, mesmo quando eu ainda lembrava mais ou menos bem do que acontecia devido ao anime. O anime usou seus 6 primeiros episódios para adaptar esse livro, além de terem dedicado um filme inteiro a ele para fazer uma readaptação, e não foi à toa, é um livro que consegue fazer muito em apenas 340 páginas.
    A história já se inicia de forma marcante: O protagonista, Yuji, acaba em um incidente sobrenatural, onde ele vê pessoas paradas no tempo sendo devoradas por criaturas bizarras, e o mesmo iria acontecer com ele, quando ele é salvo pela outra protagonista e personagem que dá título a obra, Shana. No entanto, ele descobre que, na verdade, ele morreu naquele incidente e que agora ele existe como um "objeto substituto" cujo propósito é evitar desestabilizar o equilíbrio da realidade onde ele teria sido morto por monstros.
    Uma das grandes sacadas do livro é trazer essa reflexão e conflito do protagonista para com a sua própria existência. "Se o Yuji Sakai morreu no incidente, o que exatamente eu sou?"
    A obra aborda toda a questão do que te define como "você" através do Yuji, e consegue trabalhar com competência o peso de estar em uma situação onde exista uma outra realidade que só você pode ver, mas que ofereça perigo para aqueles próximos a ti.

    Acima disso, ainda há ótimos paralelos, como colocar o Yuji, um humano normal, tendo que lidar com circunstâncias sobrenaturais, ao mesmo tempo que coloca a Shana, uma garota que vive nessa outra realidade, tendo que aprender a conviver como uma humana normal. Em certo ponto, começamos a ver ambos descobrindo o valor da vida e a importância do cotidiano. Um dos bons acertos da novel, para mim, é a presença da mãe do Yuji, Chigusa, que oferece algumas nuances a mais nas emoções dos dois protagonistas. Ao longo do livro, vemos o Yuji e a Shana se aproximarem gradualmente, tal como vemos os dois se adaptarem aos ambientes que foram inseridos repentinamente. Mais importante, o volume consegue mostrar ao leitor, direta e indiretamente, nossa capacidade de se adaptar a novos ambientes. Há uma passagem que, parafraseando aqui, diz: "Os humanos são animais com grande capacidade de adaptação". Logo, existe uma grande verossimilhança na adaptação dos dois, seja por serem seres humanos, pela escrita ou pelos traços de personalidades que nos são entregues anteriormente.

    O 'que' de filosofia que a obra trás é bem aproveitado, em especial por todas as reflexões que o Yuji trás serem pertinentes para a sua situação, e isso é carregado até a última palavra do livro. Apesar do teor melancólico tanto dos questionamentos, como das circunstâncias em si, a obra tenta amenizar com cenas cômicas esporádicas ao longo do livro. Muitas são até bem clichês, mas nada que me incomodasse muito, geralmente são até bem-vindas por serem bem alocadas e trazerem um equilíbrio emocional maior para a narrativa. De maior ponto negativo, para mim, foi a personagem Kazumi Yoshida, que é inserida de forma forçada como personagem relevante na narrativa. Mas, falando em outros personagens, o grande vilão do livro, Friagne (Um Soberano, que é uma das existências mais fortes da outra realidade), serviu um propósito narrativo muito interessante. Por ter uma forte afeição pela Marianne, uma boneca que é uma Flama (Basicamente falando, os tais "monstros" que devoram pessoas), os dois fazem um paralelo inteligente com a Shana (Flame Haze, que é aqueles que buscam manter o equilíbrio) e o Yuji (Tocha, um objeto substituto de um humano morto pelos seres da outra realidade). Isso trás uma complexidade extra que faz essa relação ser ainda mais proveitosa.

    Por fim, vale elogiar o universo da obra que, em um único livro, já se mostrou vasto, complexo e muito bem pensado. A apresentação de vários termos e explicações que acontecem nas primeiras 30-40 páginas podem ser informação demais de uma só vez para algumas pessoas, mas com o decorrer do livro, você vai aprendendo na prática, evitando situações chatas onde você fica perdido sem lembrar o que algum termo deveria significar. Ainda assim, é um universo repleto de coisas importantes que precisaremos sempre ter em mente nos volumes futuros, então espero que tenha um guia de terminologias nos próximos livros, afinal, são 26 no total.
    O primeiro volume de Shakugan no Shana foi uma grata surpresa para alguém que gostou bastante do anime quando eu o assisti, muitos anos atrás. Mas acredito ser uma obra forte o bastante para que consiga novos fãs somente através da leitura, pois este livro é realmente bom. Está devidamente recomendado! Saraba Da!

    Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

  • Copyright © - Canal Testarossa

    Canal Testarossa - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan