• Posted by : Testarossa quinta-feira, 18 de agosto de 2022

     


    Há alguns anos atrás, quando eu assisti Futari wa Pretty Cure, de 2004, havia um ponto da narrativa que me incomodava um bocado. A protagonista, Nagisa, era apaixonada por um rapaz que eu sinceramente não lembro o nome, um fator que era muito importante para a personagem principal, mas absolutamente insignificante para a trama em si. Tanto é que o rapaz em questão malemal participa da história, sendo um personagem bem descartável. Abro esse prólogo porque o episódio 7 de Tokyo Mew Mew New levanta justamente essa questão: Afinal, é um anime mahou shoujo, o foco são as garotas e, inevitavelmente, um interesse romântico masculino geralmente não vai ter muito espaço em uma obra dessas. A palavra chave é "geralmente".



    Que a coisa que a Ichigo mais falou no anime até então é "Aoyama-kun" todo mundo já sabe, mas o Masaya está sendo inserido aos poucos na narrativa e não é de agora. Inteligentemente a obra vai usando dos sentimentos da Ichigo pelo cara como o ponto de conexão dele com a história em si. Seja o encontro no museu, o encontro no zoológico, momentos frequentes que o anime mostra deles na escola, o Masaya de uma forma ou de outra está sempre presente. Ele é uma pessoa importante para a Ichigo e, sendo uma Mew Mew, é relevante levantar a questão dessa relação carregada de segredos entre eles. Ou melhor dizendo, o episódio nada mais fez do que abordou as consequências do descuido da Ichigo ao se expor publicamente como uma Mew Mew.  Entre uma peripécia felina e outra, ela busca uma oportunidade para se aproximar mais do Masaya, até porque pouco contato eles tem tido, visto que um se preparar para um torneio e a outra está ocupada salvando o mundo e servindo café, com direito a boa participação da Zakuro, que já parece estar funcionando no ritmo das outras garotas. 



    Um dos pontos positivos desse romance é a expressão genuína de emoções positivas que o Masaya costuma ter. O fato dos dois conseguirem dizer o que estão pensando um para o outro quebra uma barreira emocional que matinha os dois meio distantes, mas é o gatilho que faltava para alertar a Ichigo da situação complicada em que ela se encontrava. Afinal, ela tem que combater os aliens malignos que querem tomar a Terra...aparentemente fazendo literalmente o que os humanos fazem de pior: destruir o meio ambiente. Esses inclusive que, enfim, apresentaram novas caras. Além do "Quiche", agora temos Tart e Pie. Sempre soube que os doces iriam acabar com a gente, por isso um salve para o alface, a beterraba e, sobretudo, para o pimentão!



    Em todo o caso, a Ichigo começa a se sentir mal por estar mentindo, o que é perfeitamente compreensível, ainda que ela não esteja fazendo nada de errado (muito pelo contrário). Mas viver com alguém que você gosta tendo que mentir sempre enquanto vive uma vida paralela não é uma coisa legal, por mais que seja bem comum. Quando eles são atacados, porque é óbvio que eles seriam, é o tipo de clichê que você vê vindo a quilômetros de distância, a Ichigo entra em um dilema: se transformar na frente do Masaya ou não? Bom, visto que o cara iria simplesmente morrer se não fosse salvo, ela não tinha muita escolha. Muito legal a atenção ao detalhe das lágrimas nos olhos, pois afinal de contas, seu coração quebrado não vai parar o seu trabalho, infelizmente. Então ela tem que lutar mesmo tendo a falsa impressão que o romance dos sonhos acabaria ali. 



    Foi bem bonita a cena de "despedida" dos dois, mas também uma dupla quebra de imersão muito forte. Primeiro pelo Masaya ter digamos, aceitado, que a Mew Mew na sua frente não era a Ichigo. O que é uma alfinetada na minha suspensão de descrença. Mas a Ichigo se apresentar como Mew Ichigo foi uma machadada certeira, seria tipo a Sailor Moon se apresentar como Sailor Usagi. Mas parece ter funcionado? Talvez o Masaya esteja fingindo ignorância em prol do bem-estar emocional da Ichigo ou talvez algo nele o faça se recusar a assimilar um fato tão óbvio, mas pode ser que ele realmente só tenha batido a cabeça muito forte no ataque das vespas. Tudo está bem quando acaba bem, certo?



    A vida de Mew Mew da Ichigo não vai poder ficar escondida do Masaya por muito tempo, principalmente se os dois oficializarem a relação. Assim como o Gohan não pôde esconder ser o Grande Saiyaman da Videl por muito tempo, é quase impossível esconder algo dessa magnitude enquanto passa muito tempo com a pessoa. Os novos vilões parecem usar táticas diferentes do normal também, que não envolvem o parasitismo alienígena, mas sim uma espécie de vírus. A batalha foi até fácil e o anime já deixou claro que provavelmente foi proposital. Um teste, para analisar o alvo e usar o método mais eficaz, talvez? Possivelmente descobriremos no próximo episódio! Saraba Da!


    Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

  • Copyright © - Canal Testarossa

    Canal Testarossa - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan