• Posted by : Testarossa sábado, 14 de julho de 2018


    Vejo muita gente reclamando de originalidade (Ou a falta dela) quando se trata de animes, mas sempre achei esse tipo de reclamação bem estranha, para não dizer altamente contraditória.
    Afinal, o quão importante para uma obra é a originalidade do seu conteúdo?
    Eu pessoalmente diria que... não muito.

    Talvez, e muito possivelmente isso é uma realidade para muitos, quando citam originalidade querem na verdade dizer criatividade, que é uma coisa totalmente diferente. Mas sem duvida tem muita gente que realmente acha que o conceito de "ideias únicas" (No sentido literal) existem, e usam isso para criticar obras que não fazem exatamente isso. Um pensamento utópico, no mínimo.
    Simplesmente existem obras demais para algo realmente "original" existir nos tempos atuais, cobrar isso de autores é impensável, mas mesmo assim isso é feito constantemente.
    No entanto, como eu disse, isso acaba criando uma grande contradição... Que é pessoas reclamando de originalidade quando todas as obras que elas gostam não tem nada de original.

    Vou usar dois exemplos simples e populares que meio que englobam a maior parte do que quero dizer:
    Steins;Gate - Uma obra que usa muitos dos esteriótipos de personagens mais comuns que tem, enquanto sua história gira em torno de viagem no tempo, um tema também extremamente comum. Porém, não só é uma obra muito aclamada, como personagens como a Kurisu, uma tsundere, é adorada por dezenas de milhares de pessoas.
    Fullmetal Alchemist: Brotherhood - Uma obra cujo personagens principais possuem uma personalidade típica do gênero, tal como o estilo da comédia da obra. Usa temas como sete pecados capitais e alquimia, coisas também bem comuns. Mas também é muito aclamada pela maioria das pessoas.

    Poderia continuar citando outros que são muito elogiados mesmo não sendo originais no seu conteúdo, mas basicamente se resume a isso: A maioria das obras usa de elementos que outras obras já usaram diversas vezes, e quanto mais tempo passa, mais isso é absoluto. Nesse caso, porque as obras citadas acima são tão elogiadas e outras com elementos similares não?
    É ai que a diferença entre originalidade e criatividade entra. Porque o importante não é você fazer algo que ninguém nunca fez, o que é quase impossível, mas sim pegar algo que já foi feito e saber o que fazer para que essa ideia seja interessante.
    O mais importante no fim das contas é ser criativo com o que você tem em mãos, pois vai ser isso que vai tornar a obra em si "original" ou "única".

    Mas e a originalidade? Onde ela entra nessa história?
    Eu acredito que um dos fatores importantes é ter originalidade na hora de trabalhar em cima dessas ideias já comuns em muitas outras obras, aí sim, a originalidade pode existir. Isso porque somos diferentes uns dos outros, cada pessoa vê o mundo de uma forma, gosta de coisas diferentes e possuem ideologias diferentes. Isso muitas vezes é levado para as obras que criamos, o que as tornam únicas da sua própria maneira. Por isso obras com elementos similares impactam de formas diferentes, muitos simplesmente seguem padrões e não tentam colocar sua própria identidade na sua obra, o que a faz perder o valor, enquanto outras usam os padrões para expressar a si mesmo da melhor maneira.
    A originalidade existe na execução de ideias e não nas ideias em si, e isso faz toda a diferença. Não existe fatos absolutos nesse caso, pois mesmo algo que você não gosta pode eventualmente ser feito de uma maneira que seja interessante para você. Mas isso é assunto para outro post.

    Meu ponto é que: Obras continuam reutilizando coisas já muito usadas o tempo todo, e isso nunca será um problema e é algo inevitável. O problema real é reutilizar uma ideia sem usar a sua criatividade para fazer dessa ideia algo seu, e não algo que você se aproveitou de outro lugar. Originalidade não é nem um pouco tão importante quanto a criatividade é, por isso eu estou sempre torcendo para ver mais obras serem criativas na hora de reproduzir uma ideia já batida e não obras "originais" que usam ideias "jamais vistas antes" (Que na grande maioria absoluta dos casos, é apenas falta de conhecimento da pessoa que não pesquisa antes de falar algo assim). Saraba Da!

    Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

  • Copyright © - Canal Testarossa

    Canal Testarossa - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan