• Posted by : Testarossa terça-feira, 17 de julho de 2018


    Nota: Quem procurar posts mais antigos verá que eu não sou alguém que realmente costuma levar reviews semanais de anime de temporada até o fim, e por eu assistir quase nada por temporada esse "quadro" praticamente morreu faz tempo. Mas estou temporariamente trazendo-o de volta depois de assistir a estreia desse anime a pedido de um amigo meu, já era algo que eu tinha interesse antes, mas como aparentemente o anime teria mais o que se comentar do que o esperado (Segundo esse mesmo amigo), e eu já estava vendo alguns comentários de pessoas confusas sobre a obra por aí, decidi que seria mais produtivo dar minhas opiniões aqui no blog.


    Shoujo☆Kageki Revue Starlight é um anime erroneamente denominado por muitos como "anime de idols", pois aparentemente se há garotas e música, há idols. O anime é, na verdade, sobre teatro e música, ou seja teatro musical, elementos esses que mais me chamaram atenção a princípio. Porém, há muito mais por trás da trama do que parecia para alguém que quase nunca lê sinopses como eu, e pode surpreender positivamente dependendo dos seus gostos e atenção.
    O anime na verdade é parte de uma franquia que, como esperado, começou como uma peça teatral, para então ganhar anime, 3 mangás e eventualmente um jogo. É o que é conhecido como "Media Mix". Dito isso, vamos falar sobre o episódio de estreia.
    Admito que no começo do episódio eu estava meio cético quanto ao anime, a primeira parte foi bem comum, basicamente uma introdução das personagens e do cenário da obra em si. É interessante notar que o anime vem com grande embasamento na parte teatral da mesma, usando até mesmo  maneirismos comuns do teatro, como anunciar seu nome na hora de entrar no palco para se apresentar, como um meio de introduzir todas as personagens.
    Mas esperar menos que isso seria estranho, na verdade isso não era "mais do que a obrigação" do anime. Por quê? Bom, para explicar teremos que dar uma olhada na história do teatro japonês em si, e tudo já começa com o nome do anime: Shoujo☆Kageki Revue Starlight.

    Para quem não sabe, o anime ou mesmo a escola onde a história se passa é uma direta referência ao influente e famoso teatro musical Takarazuka Revue. Em uma breve pesquisa já é possível conectar muitos pontos, como por exemplo, o fato do Takarazuka Revue ser um teatro apenas para garotas ou ser um teatro musical. Evidentemente, outros detalhes também estão espalhados por todo canto, o teatro Takarazuka Revue foi construído em 1913, 105 anos atrás, que se encaixa perfeitamente com a história da escola do anime em si. Ou então a vibe 'yuri' que a obra possui ser também um reflexo da influência desse teatro em si em relação a homossexualidade. Enfim, as conexões existem aos montes. Vale a pena ler mais sobre a história do teatro para quem tiver um interesse maior no anime.
    Em todo caso, ao longo dessa primeira parte, ficamos sabendo o que precisávamos saber. Havia alguns foreshadowings aqui e ali para nos manter interessados, mas nada além disso.

    Então entrava a segunda parte do episódio, e já começava bem previsível. A Hikari se transferir para a escola, ter a personalidade que tem e habilidades que tem, fora praticamente todas as ações dela e da protagonista, Karen, foram todas bastante previsíveis. Mas tinha sempre algo para manter minha atenção no episódio, seja as famosas engrenagens do destino trabalhando, o sonho misterioso, logo estranha dando uma atmosfera menos amigável por um momento, metáforas com a torre de Tóquio, comentários aleatórios que possivelmente não são tão aleatórios assim ou algumas personagens em especial agindo de maneira suspeita. A torre de Tóquio é um uso interessante de metáfora, seja pela sua antiga representação de um futuro otimista, seja pela sua atual representação de um Japão sem sonhos. Para quem sabe inglês eu recomendo a leitura desses dois artigos sobre a torre de Tóquio: Tokyo Tower goes from futuristic hope to symbol of the good old days // Tokyo Tower, the Fading Symbol of a Bygone Era
    Com isso já dá para fazer algumas suposições ligando isso à, por exemplo, o sonho da Karen sendo empurrada da torre de Tóquio pela Hikari.
    Chegando aos 2/3 do episódio, é onde finalmente o ponto de virada do mesmo chega. Se você leu até aqui mas ainda não assistiu o anime, recomendo parar a leitura e ir assistir agora (Caso esteja interessado, claro).

    Antes o anime ficava apenas no foreshadowing, simbolismos ou metáforas, no entanto, nos minutos finais rapidamente fomos apresentado ao surrealismo, fazendo a obra mudar completamente de atmosfera de uma hora para outra. As cenas muito bem animadas e dirigidas, somados a boa música letrada por trás, enquanto as personagens lutavam no palco sobre a ideia de estarem fazendo um teste de elenco e fazendo um musical, rapidamente te deixam em um auê, impressionado com as cenas. Durante toda a sequência acontece muita coisa rapidamente, e muitas coisas de difícil compreensão, o que pode no fim deixas as pessoas mais confusas do que encantadas.
    Sem duvidas o elemento surpresa de toda essa cena foi a girafa. Era como se quisessem colocar a coisa mais aleatória que conseguissem pensar ali para surpreender, e o mais longe de sugeriram foi uma girafa... Ou será que foi isso mesmo?
    A girafa carrega diversos simbolismos diferentes e, coincidentemente ou não, a maioria deles se conecta de uma forma ou de outra na narrativa da obra.
    A girafa é o animal mais alto do mundo, ela representa o ponto mais alto, assim como se destacar entre todos os outros. Buscar o topo, no contexto do anime, querer ser uma Top Star, é o pré-requesito mínimo para você conseguir se destacar entre os outros, como a própria girafa disse no episódio. Quem tem que fazer o esforço é você mesmo, caso contrário tudo que você poderá fazer é observar os outros brilharem das suas próprias maneiras. A protagonista, que até então tinha essa mentalidade de "está bom do jeito que tá", finalmente muda de atitude e dá um passo em direção a essa grande mudança.
    A girafa pode significar que mudanças estão à vista no horizonte, tal como elevar seus padrões, enxergar seus objetivos mais claramente ou obter uma visão melhor do que está acontecendo. Tem uma frase de um site que diz: "Quando uma girafa aparece, você pode estar em uma situação em que você já se envolveu demais". Todos elementos que aconteceram de fato no episódio. Fora também estar associada normalmente a clarividência, o que pode ou não ter ligação com o sonho que a Karen teve antes da Hikari chegar na sala de aula.
    E não para por aí, mas para não me estender demais em possibilidades vagas, recomendo uma rápida leitura nos seguintes sites:
    Giraffe Symbolism & Meaning
    Giraffe Symbolism & Meaning
    Giraffe Symbolism 
    Symbolic Meaning of the Giraffe

    Porém, isso não explica exatamente o que a girafa é, se ela apareceu apenas para a Karen, ou mesmo se vai continuar sendo uma girafa no próximo episódio. O que ela representa ou significa é discutível, mas o que ela realmente é provavelmente precisará de mais episódios para descobrir.
    Os momentos após o "renascimento" da Karen marcaram o real início da história, a busca pela tiara, e o papel principal da peça em busca de se tornar uma Top Star.
    Shoujo☆Kageki Revue Starlight foi uma estreia bem impressionante, com muita bagagem por trás, e bastante potencial para ser um anime surpreendente. Por ser bastante ambíguo em muitas partes, é possível também que acaba se perdendo no caminho, mas torceremos para que não aconteça, certo? Muitas partes do episódio são bem interpretativas, embora de fato criar suas interpretações com apenas o primeiro episódio seja bem complicado, espero que os links do post ajudem a ter uma ideia melhor do que pensar. Saraba Da!

    Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

  • Copyright © - Canal Testarossa

    Canal Testarossa - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan