• Posted by : Testarossa terça-feira, 27 de novembro de 2018

    Hoje vamos comentar um pouco sobre o ranking do Kono Light Novel ga Sugoi! 2019. Os rankings já foram lançados fazem alguns dias, e eu até cheguei a cogitar deixar ele passar (Tal como fiz com o ranking do ano passado). Mas cá estamos nós para tecer alguns comentários talvez não muito relevantes, leia até o final do post para algumas informações úteis. Primeiro vamos aos rankings.

    Rank Bunkobon (Formato livro de bolso):

    Rank Tankobon (Formato de livro maior):
    (Se você notou a ausência das bolinhas numeradas nas capas, saiba que tem um motivo: Preguiça)

    Personagens Femininas:
    1. Mikoto Misaka (Toaru Majutsu no Index)
    2. Vladilena Mirizé (86)
    3. Asuna Yuuki (Sword Art Online)
    4. Ginko Sora (Ryuuou no Oshigoto!)
    5. Maine (Honzuki no Gekokujou: Shisho ni Naru Tame ni wa Shudan wo Erandeiraremasen)
    6. Minami Nanami (Jaku-Chara Tomozaki-kun)
    7. Mai Sakurajima (Seishun Buta Yarou Series)
    8. Kei Karuizawa (Youkoso Jitsuryoku Shijou Shugi no Kyoushitsu e)
    9. Ai Yashajin (Ryuuou no Oshigoto!)
    10. Elaina (Majo no Tabitabi)

    Personagens Masculinos:
    1. Touma Kamijou (Toaru Majutsu no Index)
    2. Hachiman Hikigaya (Yahari Ore no Seishun Love Comedy wa Machigatteiru.)
    3. Kazuto Kirigaya (Sword Art Online)
    4. Kiyotaka Ayanokouji (Youkoso Jitsuryoku Shijou Shugi no Kyoushitsu e)
    5. Shinei Nouzen (86)
    6. Accelerator (Toaru Majutsu no Index)
    7. Rio (Seirei Gensouki)
    8. Bisco Akaboshi (Sabikui Bisco)
    9. Kazuma Satou (Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku wo!)
    10. Bell Cranel (Dungeon ni Deai wo Motomeru no wa Machigatteiru Darou ka)

    Ilustradores:
    1. Shirabi (Ryuuou no Oshigoto!, 86)
    2. Kiyotaka Haimura (Toaru Majutsu no Index, DanMachi: Sword Oratoria)
    3. Fly (Jaku-Chara Tomozaki-kun)
    4. Kantoku (Imouto sae Ireba Ii.)
    5. Kurone Mishima (Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku wo!)
    6. Keiji Mizoguchi (Seishun Buta Yarou Series)
    7. abec (Sword Art Online)
    8. Saki Ukai (Isekai Goumon-hime)
    9. Riv (Seirei Gensouki)
    10. Shunsaku Tomose (Youkoso Jitsuryoku Shijou Shugi no Kyoushitsu e)


    Agora algumas considerações que eu gostaria de deixar:
    Diferente de outros tops de revistas e sites que saem por aí, o Kono Light Novel ga Sugoi! é bem importante, ele pode ser um abridor de portas. Normalmente o que pesa nos rankings são os votos da crítica, de profissionais da industria e, em menor escala, dos fãs. Por isso muitas vezes uma novel que não é um grande sucesso de vendas ou popularidade, mas que possui qualidade pode ganhar seu merecido destaque com esses rankings, como foi o caso de Rokka no Yuusha, por exemplo.
    Kono Light Novel ga Sugoi! é um guia que é lançado anualmente e ele não trás só os rankings, mas também várias outras informações relevantes sobre a industria de light novel, dados e tudo mais.
    É pelo que o guia representa que ver algumas novels que eu leio conseguirem chegar lá me deixa bem contente, diferente de rankings comuns que eu costumo ignorar.

    Dito isso, vamos a alguns comentários!
    O ranking de novels bunkobon, que muito previsivelmente é metade composto por novels da Dengeki Bunko, veio com algumas surpresas. Sabikui Bisco sendo a maior delas, principalmente por vim com uma proposta e arte bem diferenciadas. A obra teve anuncio de adaptação em mangá recentemente.
    Toaru Majutsu no Index está dando as caras novamente também! Não é novidade para ninguém a queda tanto em vendas quanto em popularidade que a novel vem encarando nos últimos anos, a terceira temporada veio para dar uma revitalizada apesar de terem optado por fazer a temporada mais corrida de todas até agora (9 volumes em 26 episódios), o que provavelmente vai afetar bastante o aproveitamento de quem está assistindo.
    Bom também ver 86 na lista. Fiz uma review do primeiro volume semana passada, pode ir ler caso tenha curiosidade. A obra já havia recebido um prêmio da Dengeki Bunko, agora com essa boa colocação, somado as colocações dos dois protagonistas nos rankings de personagens e as ótimas vendas mostram que 86 está com força total mesmo sem adaptação em anime (Que vai ser anunciado em breve).

    Já o ranking de novels tankobon está ótimo. Admito que só pela presença de Majo no Tabitabi, novel que eu estou atualmente traduzindo, eu já diria que está ótimo, mas realmente tem muita coisa que eu leio e quase todas eu conheço bem (A exceção seria a segunda colocada, que agora ficarei de olho nela). Eu já havia lido cerca de 200 capítulos da Web Novel de Slime Taoshite 300-nen, e ontem mesmo a versão impressa do volume 1 da Light Novel traduzida pela Yen Press chegou aqui em casa. É uma novel que eu gosto bastante e sua colocação é mais do que merecida.
    A grande surpresa desse ranking sem dúvidas foi JK Haru, que eu também fiz review semana passada, que conseguiu a sétima colocação.

    Curiosidades interessantes:
    - Se por um lado o ranking de novels tankobon conta com 4 LNs Tensei (Honzuki no Gekokujou, Tensei shitara Slime, Mushoku Tensei e Kumo desu ga) e 3 LNs Isekai (Overlord, JK Haru e Slime Taoshite), por outro lado o ranking de novels bunkobon só tem 1 LN muito questionavelmente Isekai, que é Sword Art Online. Embora as novels Tensei e Isekai do rank tankobon sejam altamente diferentes umas das outras.
    - Somando os dois rankings, das 20 novels, só 8 possuem adaptação em anime, sendo que uma dessas 8 ainda nem exibida foi.
    - Só três das 20 novels não tem adaptação em mangá.
    - Das 20 novels, 13 delas já foram licenciadas oficialmente para lançar em inglês.

    Agora vamos a algumas informações em relação a adaptações (Sejam elas em mangá ou em anime). A legenda é simples: Nomes em vermelho são LNs que tem adaptação em mangá. Nomes em azul são LNs que tem adaptação tanto em mangá quanto em anime. Nomes em verde são LNs que tem apenas adaptação em anime. Nome normal, preto, são LNs sem nenhum tipo de adaptação. Vale dizer que algumas adaptações em mangá começaram a publicar faz pouquíssimo tempo.

    Estou passando essa informação para quem realmente não tem costume de ler muito, prefere algo mais visual do que um livro ou para LNs que não foram traduzidas, mas a adaptação em mangá sim. Porém, entendam, por favor, que vocês jamais em hipótese alguma devem considerar o que leem em uma adaptação em mangá ou uma adaptação em anime, uma representação direta do conteúdo e qualidade das obras originais, as LNs. Se você não leu a LN, não opine sobre ela só porque você leu ou assistiu uma adaptação. Não posso forçar ninguém a ler a obra original, então conto com o bom senso de vocês de se aterem a julgar a adaptação somente, caso tenha sido a única coisa que leu/assistiu.

    1. Sabikui Bisco (Anunciada adaptação de mangá ainda não lançada até a data desse post)
    2. Ryuuou no Oshigoto!*
    3. Jaku-Chara Tomozaki-kun*
    4. Hige wo Soru. Soshite Joshikousei wo Hirou. 
    5. 86*
    6. Youkoso Jitsuryoku Shijou Shugi no Kyoushitsu e*
    7. Bokutachi no Remake
    8. Sankaku no Kyori wa Kagiri Nai Zero
    9. Toaru Majutsu no Index*
    10. Sword Art Online*

    1. Honzuki no Gekokujou: Shisho ni Naru Tame ni wa Shudan wo Erandeiraremasen
    2. Umibe no Byouin de Kanojo to Hanashita Ikutsuka no Koto
    3. Monogatari Series*
    4. Overlord*
    5. Tensei shitara Slime Datta Ken*
    6. Majo no Tabitabi (Adaptação em mangá começa a publicação dia 29 de Novembro)
    7. JK Haru wa Isekai de Shoufu ni Natta*
    8. Mushoku Tensei: Isekai Ittara Honki Dasu*
    9. Slime Taoshite 300-nen, Shiranai Uchi ni Level Max ni Nattemashita*
    10. Kumo desu ga, Nani ka?*

    *= LNs que foram oficialmente licenciadas, que estão ou ainda vão começar a serem publicadas (Praticamente todas em inglês, com exceção de Overlord que foi licenciada pela JBC esse ano). Então se você sabe inglês, 13 das 20 novels dos rankings estão ou estarão disponíveis para comprar.

    Bom, é isso. Pensei em me aprofundar mais título por título, falar dos personagens e dos ilustradores, mas preferi não tornar esse post maior do que já está, pois já me deu mais trabalho do que eu originalmente queria. Visto que esses rankings já rodaram tudo quanto é site, espero que tenha conseguido trazer alguma informação diferente que não havia nos outros. Saraba Da!

    Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

  • Copyright © - Canal Testarossa

    Canal Testarossa - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan