• Posted by : Testarossa domingo, 17 de novembro de 2019


    Estava pensando sobre uma boa forma de trazer o quadro de Tops de volta, e que forma melhor há do que falar sobre uma das suas franquias favoritas, certo?
    Hoje finalmente falaremos sobre Touhou Project. Talvez o ideal fosse eu ter escrito um Sou Nan Da sobre Touhou primeiro, mas como escrevi recentemente um sobre light novels, deixarei a oportunidade para o futuro. O que você precisa saber sobre Touhou é: Touhou Project é uma série de jogos estilo Bullet Hell (Um gênero de jogo para pessoas insanas), que é feita por uma única pessoa, conhecido como ZUN. No entanto, a natureza indie (Ou melhor, doujin) da franquia e a forma como esse universo funciona, permite que existam absolutamente todo tipo de obra, seja feita por fãs ou não. Muitos já, ao menos, ouviram falar de Touhou e tem interesse, mas não começam a investir na franquia pela dificuldade dos Bullet Hell. Então, hoje (E em mais alguns dias posteriormente) resolvi montar uma lista com 5 bons jogos de Touhou para todo tipo de gosto.
    Esse será um top diferente, especial, então não precisam se ater a ranks, nem nada do tipo. Apesar das preferências, estarei basicamente listando os bons jogos que tem por aí.


    Koumajou Densetsu 2 (E o 1, por extensão)

    O primeiro jogo que gostaria de recomendar é um bem popular, conhecido como "Koumajou Densetsu". Para quem já jogou ou conhece Castlevania, esse seria a "versão Touhou" do jogo. Puxando não só o mesmo estilo de gameplay, mas também uma arte mais gótica e sombria, é um ótimo jogo para quem quer jogar algo de Touhou (Mas não necessariamente para quem quer entender mais de Touhou). Os 2 jogos são bons, mas o segundo jogo pôde usufruir da popularidade da série, se tornando um jogo muito mais "profissional" que o primeiro. Isso inclui não só melhoras gráficas e de gameplay, mas também a inclusão de dublagem profissional e até mesmo opening (Com algumas cenas animadas!). Um jogo memorável o bastante para render até mesmo figures com o design do jogo (Lindas, por sinal).


    Você pode começar pelo primeiro jogo, ou pelo segundo, pode escolher. Não é um jogo fácil, e dificilmente um jogo de Touhou será, mas se eu consegui zerar, você também consegue!
    Apesar do estilo gótico e uma atmosfera mais sombria, o jogo ainda busca respeitar as personagens de Touhou da sua maneira, sem fugir muito do que se esperaria delas. Isso é uma característica compartilhada por boa parte dos jogos fanmades, que buscam sempre manter alguma fidelidade ao original, mesmo que tenham que tomar algumas liberdades.


    No primeiro jogo, você joga com a (Uma das) protagonista da franquia Reimu, enquanto a mesma busca resolver um incidente (Basicamente, o ponta pé inicial de quase todo jogo oficial). Já no segundo jogo, você joga com Sakuya, a empregada da Mansão Escarlate (Palco do sexto jogo oficial), que busca encontrar sua mestra, Remilia, que desapareceu misteriosamente.


    Se o estilo de jogo te agrada, dificilmente sairá desapontado! E lembre-se, o jogo é perfeitamente aproveitável para qualquer um, mas se vier a sentir quaisquer curiosidades sobre as personagens, pode sempre confiar nas wikias para pesquisar mais à fundo. Normalmente fãs de Touhou jogam os jogos feitos por fãs (Dãã), mas começar pelos jogos feito por fãs também é uma ótima forma de criar interesse pelas personagens e pelo universo de Touhou, não se acanhem!


    RAIN Project

    RAIN Project tem a exata cara que um jogo indie teria. Um jogo simples, mas muito bonitinho, e isso inclui os gráficos 8-bits que, junto da atmosfera do jogo, o tornam muito agradável de se jogar e passar o tempo. Ele é aquele tipo de jogo que não perde muito tempo em diálogos e narrações, mas te mostra as coisas pelos eventos em si, você consegue ter uma boa noção da história através do básico que está sendo mostrado/dito.


    No jogo, você joga com a Sanae, uma personagem popular que foi primeiro introduzida no décimo jogo oficial da franquia. Em partes, é possível dizer que o jogo é uma versão própria dos criadores da história do Touhou 10, mas novamente, tomando certas liberdades. Não dá para levar muito do que se vê como "representando o canônico", mas dá para aproveitar a premissa de Touhou 10 em si, que conta a história do santuário Moriya, que se transferiu para Gensokyo (Mundo onde Touhou se passa, na maior parte do tempo) por estar perdendo a fé dos humanos na Terra. E você basicamente explora um pouco de Gensokyo com a Sanae.


    Não vai ser nenhuma experiência magnífica, mas se o estilo de jogo te agradar, com certeza vai ter um ótimo passa-tempo em mãos. É um jogo muito bacana.


    Touhou Luna Nights

    Touhou Luna Nights é um jogo do gênero nomeado pelas pessoas de "Metroidvania" (Mistura de Metroid com Castlevania), não necessariamente similar ao Koumajou Densetsu antes mencionado. Luna Nights é extremamente mais dinâmico, viciante e criativo, um jogo muito bem feito onde a animação do movimento da personagem e dos inimigos é incrivelmente fluída e divertida de observar (Principalmente enquanto joga, óbvio).


    No jogo, você novamente controlará Sakuya, que acaba tendo que participar de um jogo criado pela sua mestra, Remilia, onde ela terá que derrotar um bando de monstros e inimigos tendo o seu poder limitado.
    O jogo consiste em um total de 5 fases, além de uma fase extra, que devem te render várias horas da mais pura diversão, além de ser deveras desafiador também, principalmente da fase 3 em diante.


    Se aproveitando de ter a Sakuya, que tem o poder de manipular o tempo, como protagonista, o jogo explora o máximo essa habilidade. O nível de criatividade foi realmente surpreendente, onde você pode usar uma única habilidade para diversos meios diferentes. Passar de caminhos parando ou retardando o tempo, enfrentar os inimigos e principalmente bosses de maneiras diferenciadas, podendo até mesmo usar o tempo parado para buscar meios de escapar de algum ataque surpresa.


    O jogo vai além, e cria também inimigos e objetos com mecânicas reativas ao poder de parar o tempo, fora os bosses serem bem diversificados e com diferentes padrões. É um ótimo jogo para quem gosta desse estilo, que, pelas fases serem diretamente conectadas uma a outra, vai querer te impedir de parar de jogar.


    Touhou Puppet Dance Performance

    Touhou Puppet Dance Performance (TPDP, para os íntimos), é uma das versão Touhou de Pokémon, para mim, de longe, a melhor delas. Um jogo "à la Pokémon" que, diferente dos outros, não é só um jogo de Pokémon com as personagens de Touhou, mas sim um jogo completamente próprio e único que usufrui do mesmo estilo. O design estilo chibi é muito agradável de se ver, muito bem feito e dá um tom de pura alegria e diversão ao jogo.


    A comparação com Pokémon é mais do que óbvia, sim, mas você vai ver tudo de novo em TPDP: Os mapas explorando com o amor de um fã quase todo o universo de Gensokyo, e até alguns outros locais existentes em Touhou, toda uma história que conduz a narrativa do jogo e torna o progredir do mesmo mais interessante do que seria "enfrentar 8 líderes e a elite dos 4", e claro, a presença das personagens de Touhou que faz toda a diferença.


    No jogo, tal como Pokémon, você cria seu próprio personagem (menino ou menina). Em uma visita a um santuário velho na Terra, enquanto explora o local, você acaba sendo transferido(a) para Gensokyo, onde um incidente está em progresso. Basicamente, existem pequenas bonecas com vida que possuem a aparência das personagens de Touhou, que seriam os Pokémons. Enquanto na Terra, um NPC vai te perguntar quem é sua personagem favorita de Touhou, e quem você escolher será seu "Pokémon inicial".


    TPDP é um jogo longo, o que é esperado, onde é possível capturar as bonecas de praticamente todas as personagens de Touhou desde os primeiros, até o Touhou 15. Para um fã da franquia, é sensacional o trabalho que se deram. Mas para quem não conhece a obra, não ficará de mãos atadas, pois não só poderá dar uma breve olhada em quase tudo quanto é personagem, mas também conhecer um pouco mais de Gensokyo, visitando os locais, descobrindo o nome dos mesmos e quem reside lá. E claro, na base, é um jogo de Pokémon, então qualquer fã de Pokémon irá se divertir jogando.


    Labyrinth of Touhou 2 (E o 1, por extensão) 

    Labyrinth of Touhou é um jogo no estilo Dungeon Crawling. Para quem não sabe o que é, o nome já entrega: Você explora vastos calabouços, avançando, subindo ou descendo andares até chegar no fim do mesmo. Os dois Labyrinth of Touhou são desconexos, você pode jogar o que você quiser, mas eu pessoalmente recomendo muito o 2, que é um dos meus jogos favoritos (De todos, não só de Touhou), por isso focarei só nele.
    Labyrinth of Touhou 2 tem uma boa arte, uma ótima trilha sonora e uma história bem no estilo de Touhou mesmo. É um jogo com alto nível de dificuldade, muito divertido e que vai te ocupar por um longo, longo tempo. Meu save, que ainda está aqui, tem mais de 60 horas de jogo, e apesar de ter zerado, ainda havia coisas para explorar quando parei de jogar.


    No jogo, você controla, a princípio, Reimu, em mais um incidente onde ela decide investigar uma árvore de tamanho colossal que surgiu do dia para noite. A árvore virou, obviamente, notícia em toda Gensokyo, reunindo grande parte do cast de personagens por lá. E o interior da árvore é um grande labirinto, com diferentes cenários.
    Como é de costume nos Dungeon Crawlings, você joga com um grupo de personagens enquanto explora a árvore, no progredir da história, você recruta mais gente, até poder começar a escolher quem você vai usar no grupo. O jogo explora as particularidades das personagens, cada uma em um estilo e com técnicas diferentes, o que será necessário se atentar caso queira chegar ao topo da árvore, visto que estratégia é algo essencial em muitas batalhas.


    Você vai ter um sistema de distribuição de pontos e até mesmo uma longa lista de conquistas para desbloquear cumprindo certos requisitos, que lhe darão boas ou ótimas premiações. Tem incontáveis personagens jogáveis, e mesmo após chegar ao fim e zerar o jogo, existe uma espécie de New Game+ (Recomeçar o jogo, só que com várias novidades) que te oferecerá rejogar o jogo desde o início, só que muito mais difícil. Realmente achei o jogo incrível, as músicas de certas áreas do calabouço são memoráveis e deixam a exploração muito mais imersiva. Poder variar seu grupo permite que o jogo seja renovável e que você tenha experiencias diferentes constantemente, montar novas estratégias, novas combinações, é fantástico.


    O maior empecilho de Labyrinth of Touhou, provavelmente será a dificuldade do mesmo. É um jogo que pode te frustrar em certos bosses, que podem parecer simplesmente impossíveis de vencer, mas que precisam da estratégia certa para serem derrotados. Eu passei bastante sufoco jogando, mas consegui terminar, então com alguma determinação e boas estratégias, você consegue também.
    Tem várias personagens que só é possível recrutar fazendo coisas específicas, então, caso dê uma chance para este excelente jogo, terá muito o que fazer ao longo de quase 100 horas de jogo (Caso queira completar 100%). Mas vale a pena, viu? Não sou dos maiores fãs de Dungeon Crawling, mas isso não me impediu de adorar Labyrinth of Touhou (Ok, ser muito fã de Touhou certamente ajudou bastante).


    Considerações Finais
    Bem, essa primeira parte foi boa de escrever, mas as próximas certamente serão muito mais diversificadas (Guardei umas obras para depois, propositalmente). Realço que, embora os jogos de Touhou feitos por fãs busquem ao menos trazer uma boa representação da obra, através das personagens ou do mundo em si, a maioria deles toma suas próprias liberdades. Não é aconselhável levar tudo o que vê como algo oficial, mas não é totalmente "fanfic" também. Podemos dizer que o "espírito Touhou" é mantido intacto.

    Nenhuma dessas obras vai te pegar na mão e ensinar tudo sobre o universo de Touhou, e nem é esse o objetivo desses tops, mas garanto que serão bons meios de criar o interesse no universo da franquia, além de te ensinar sim algumas coisas. No mínimo, você sai sabendo quem é quem, e mais ou menos como a personagem age, além de várias outras informações bem úteis para quem quer passar a conhecer Touhou.

    E se nada nessa lista te interessou, as próximas certamente o farão. Mas espero que peguem alguma recomendação aqui, e comentem o que estiverem achando. Mais fãs de Touhou no mundo, ou melhor, no Brasil, seria ótimo. Saraba Da!

    Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

  • Copyright © - Canal Testarossa

    Canal Testarossa - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan