• Posted by : Testarossa quinta-feira, 1 de outubro de 2020


    No momento em que escrevo isto, falta apenas um dia para a estreia do anime de Majo no Tabitabi, adaptação de uma light novel de mesmo nome, que também é uma das minhas favoritas. Já é de praxe da minha parte refletir sobre como hipotéticas adaptações das minhas obras favoritas podem vir a serem boas, como é o caso aqui, e eu achei interessante a ideia de compartilhar minha visão de como fazer uma boa adaptação dos prováveis 3 primeiros livros de Majo no Tabitabi nesses prováveis 12 episódios que o anime terá.


    Quem já me conhece bem sabe que não tenho lá uma opinião muito favorável às adaptações de light novels em anime, acho que quase sempre ou é muito corrido ou muito mal feito. Porém, a narrativa de Majo no Tabitabi oferece uma oportunidade de ouro para fazerem uma adaptação atraente para todo mundo que curte esse tipo de storytelling. Me refiro ao estilo episódico que a novel tem, onde cada capítulo conta uma história, que geralmente não tem ligação umas com as outras, salvo exceções. O modelo episódico facilita muito para a staff, que pode simplesmente adaptar um capítulo por episódio e já terá meio caminho andado para obter sucesso nesse trabalho. A grande questão é que, com a revelação da participação de uma certa personagem no anime, dá-se a entender que, como eu disse antes, eles irão provavelmente ir até o volume 3. O final do volume 3 é ideal para fechar a adaptação em anime, então, de certa forma, é compreensível essa escolha. Acredito que a coisa mais inteligente que a staff poderia fazer é escolher quais histórias adaptar, separar 11 capítulos entre os 3 livros (O último seria o capítulo final do volume 3) e colocá-los no anime. Imagino nessa ideia a melhor forma que o anime pode ter sob essas circunstâncias. Tentar adaptar tudo seria um gigantesco tiro no pé, e tentar alterar a narrativa da obra para fazer algo mais linear seria um tiro no peito. Torço demais para que essas duas alternativas nem existam na mente dos envolvidos no projeto.


    Outra questão que provavelmente será tão pesada quanto a que mencionei acima é como a ideia de Majo no Tabitabi é executada. Para quem desconhece a obra, Majo no Tabitabi é uma coleção de histórias, contos sobre lugares, pessoas e, às vezes, até objetos. Cada capítulo conta uma história diferente, sem realmente seguir uma grande ideia por trás, como geralmente é feito relacionando as tramas ao personagem principal e/ou o leitor em si, casos esses de Violet Evergarden ou Kino no Tabi, por exemplo. Esse modelo já é bem conhecido para qualquer um familiarizado com literatura, mas Majo no Tabitabi o executa de uma maneira peculiar: As histórias não seguem um tom pré-determinado, você pode e vai ir de uma comédia para um drama de um capítulo para o outro. Isso é algo que faz a novel ser especial para mim, pois assim como a vida real, experienciar uma situação cômica e uma situação trágica é muito fácil quando você está viajando. Se você for de uma cidade grande para uma favela, poderá observar dois universos completamente distintos. Chamo atenção para esse ponto pois será necessário um capricho extra na direção, porque vai precisar de alguém eficaz na comédia, mas também vai precisar de alguém eficaz no drama, no sombrio, no relaxante e etc. Isso acaba se tornando uma missão bem complicada, principalmente porque certos capítulos são absolutamente pontuais na sua execução, onde um deslize é o bastante para tirar todo o impacto deles. Espero muito que dê tudo certo, apesar dos pesares.


    Por fim, temos a protagonista, Elaina. A Elaina é uma personagem incrível, sobretudo para um estilo narrativo como o de Majo no Tabitabi. A presença dela faz total diferença no funcionamento das histórias, devido a sua personalidade, suas convicções e seus monólogos, três aspectos que podem ser mal executados na adaptação muito pelo fato dela não ser uma personagem de valores morais inquestionáveis. Tornar ela mais "comum" no anime para agradar um público mais amplo pode ser uma opção para a staff, mas seria um erro terrível. Além do mais, é sabido que não costumam se dar ao trabalho de pensar em uma forma de incluir os monólogos, que costumam ser importantes, dos protagonistas de light novels nas adaptações em anime, quase sempre optam por cortar. Espero que não seja o caso com Majo no Tabitabi. ainda mais por eu acreditar que será mais viável inclui-los em uma obra nesse estilo, em comparação à outras. 


    No mais, até tenho boas expectativas de que o anime dê certo, tanto que estava com toda essa reflexão na cabeça e achei válido transformá-la em um texto para postar aqui no blog, após ficar 2 meses sem PC. Voltei a tempo para me preparar e, independente do que vá acontecer nos prováveis próximos 3 meses, tenho sempre em mente que a novel é a novel e o anime é o anime, então já vou de mente aberta querendo gostar do que virá dessa adaptação, e fica a torcida para que venha um bom anime. Saraba Da!


    OBS: Devido aos imprevistos, não pude finalizar o volume 1 antes do anime estrear, mas caso queira dar uma olhada na primeira metade do primeiro livro, você pode encontrá-la traduzida aqui!


    Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

  • Copyright © - Canal Testarossa

    Canal Testarossa - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan