• Posted by : Testarossa segunda-feira, 11 de julho de 2022


    Há 10 anos, no dia 29 de Junho de 2012, era lançado uma das obras que mais me marcaram... Ou ao menos a versão definitiva dela. fortissimo EXS//Akkord:nächsten Phase é uma Visual Novel com um histórico de produção complicado. Seu primeiro lançamento foi em 2010, sendo lançada em uma versão literalmente incompleta, no sentido de que nem um final realmente tinha. Em 2011, Fortissimo EXA//Akkord:Bsusvier foi lançado, agora tendo um final e uma dublagem completa (Incluindo os protagonistas). Mas só em 2012 a versão EXS saiu, essa, enfim, sendo a versão ideal segundo as palavras do próprio escritor, podendo até ser considerado uma versão alternativa do EXA. Com rotas e conteúdos extras e um epílogo, o EXS abriu caminho para que uma continuação fosse lançada. Em uma parceria de peso com a 5pb., a continuação Kadenz fermata//Akkord:fortissimo foi lançada em 2014 para o PSVita, mas só em 2016 foi lançado para PC. Em meio a esse caos de lançamentos, nada mais justo que um fã como eu deixar a data de aniversário de 10 anos da obra passar sem publicar esse texto aqui. Mas tudo bem, afinal, ainda tenho a pretensão de escrever um outro post e não iria publicar eles no mesmo dia.

    A capa da versão EXA é a mais bonita de todas. Se fosse um livro, amaria tê-lo na minha estante!

    Essa minha primeira homenagem é de curiosidades, ou seja: Você provavelmente não se importará. Porém, que jeito melhor de eternizar uma homenagem do que publicando ela na internet, certo? Em todo caso, vou tentar tornar esse texto o mais interessante possível para todo mundo.
    Fortissimo é uma obra nascida da mais pura inspiração artística. O escritor dela, Kamiya Suguru, a princípio foi contratado pela desenvolvedora Circus para escrever outra Visual Novel, mas durante o processo ele teve uma onda de inspiração e quis transformar aquela obra em outra coisa. Com o aval da própria Circus, que gostou da ideia, essa coisa, claro, se tornaria Fortissimo. A obra que ele havia sido contratado para escrever foi passada para outra pessoa e lançada em 2012 com o título Da Capo III (Que é muito boa, por sinal). Fortissimo então possui diversas referências a série de Da Capo pois o plano originalmente era para que Fortissimo fosse D.C.III. Se a ideia do Kamiya fosse abraçada pela Circus, provavelmente seria uma das Visual Novels mais ambiciosas da década passada. Ao invés disso, a Circus jogou Fortissimo para uma subsidiária, a La'Cryma, e continuou focada no lançamento de D.C.III. Afinal, Fortissimo seria uma obra de ação com um teor mais sério, algo que não interessava muito o publico alvo da desenvolvedora. Abandonar um nome tão pesado na indústria de Visual Novel como Da Capo para investir em um projeto pessoal foi bastante ousado, viu? Enfim, só queria deixar registrado um pouco da história do surgimento da obra como referência.
     
    A árvore de cerejeira é um dos elementos principais de Da Capo. Em Fortissimo, obviamente, também é.

    No provável caso de você nunca ter ouvido falar de Fortissimo ou só ter visto eu comentando sobre a obra por aí, a obra é uma grande mistura de ação/super poderes com slice of life/romance. É uma Visual Novel fortemente inspirada na mitologia nórdica, não necessariamente usando a mitologia na trama, mas possuindo referências o suficiente na narrativa para que você consiga extrair uma compreensão mais profunda quando se tem conhecimento sobre o tema. Há também uma forte referência a música... Digo, a obra não se chama "Fortissimo" à toa. A habilidade principal do protagonista é chamada de "Da Capo" não só em referência ao que a obra seria originalmente, mas também por ser o intuito ter essa base musical. Inclusive, ambos o teatro musical e a opera também fazem parte da base de Fortissimo, incluindo terminologias como Curtain Call ou referências a Der Ring des Nibelungen. Mas, novamente, no improvável caso de você ler a obra, a falta do conhecimento sobre esses tópicos não será um empecilho para o entendimento da novel. Acho que uma boa obra é a que se mostra coesa para qualquer um, mas que tem esses detalhes que tornam ela mais especial para quem quiser se aprofundar nos elementos que a compõe.

    A ilha onde a obra se passa se chama Tsukuyomi-jima (Tsukuyomi = Deus da Lua na mitologia japonesa) e tem o formato de uma magatama, um objeto muito simbólico no Japão.

    Estamos em Julho de 2022 e, infelizmente, a Visual Novel ainda não foi traduzida. Ao menos não de forma decente. Em 2018, uma empresa chinesa decidiu licenciar a obra e traduzi-la para o chinês, mas aproveitaram para lançar também em inglês visando lucrar mais em cima do título. O resultado foi uma tradução terrível, feita por gente que nem falava em inglês direito. Então desde que eu li a obra pela primeira vez, em 2015, nunca pude realmente recomendá-la para os outros por estar bem inacessível. Já cheguei a tentar traduzi-la por conta própria, mas a parte de programação tornou isso uma missão impossível. Até por isso um post como esse acaba sendo muito mais algo feito só para mim do que para quem estiver o lendo agora, infelizmente. Mas torço para que essa situação mude eventualmente, afinal, a esperança é a última que morre, certo? E aí, quem sabe, esse texto aqui se torne algo mais útil.

    O jogo tem esse menu com os personagens e suas descrições. Repare no ff ali no canto, é o símbolo que significa "Fortissimo". Se fosse fff a obra se chamaria fortississimo. 😂

    Fortissimo chegou a ter um mangá e uma novel, ambos com histórias extras curtíssimas que só serviriam para quem jogou a Visual Novel. Diferente de Light Novels, adaptações em mangá de VNs nunca foi algo popular e adaptações em anime se tornaram uma raridade desde a década passada. Acredito que em outros tempos Fortissimo até ganharia uma adaptação em anime, sobretudo porque houve um investimento em marketing bem alto para o lançamento da continuação, Kadenz Fermata, ao ponto de que apareceram propagandas da VN até mesmo em um anime popular como Saenai Heroine no Sodatekata e até na própria Visual Novel da obra, o que poderia ser chamado de VNinception. O problema é que não só era uma continuação, como foi lançada a princípio só para o PSVita, sendo que o público de Visual Novel é majoritariamente usuário de PC apenas. É até curioso pois a 5pb. realmente só lançava Visual Novel para PSVita, mas em Kadenz Fermata eles acabaram resolvendo lançar a obra no PC, o que me permitiu jogá-la.

    Uma das imagens promocionais de Kadenz Fermata no anime de Saekano ali no canto superior direito, estrelando a protagonista da obra: Freya.

    Uma das capas de Kadenz Fermata em uma CG da Visual Novel de Saekano.

    Enfim, algumas curiosidades eu vou guardar para um outro texto, que pode ou não ser mais interessante para alguém além de eu mesmo. Não espero que mais do que meia dúzia de gatos pingados bem curiosos vá ler isso aqui, sendo assim considere isso uma página de um diário meio que caiu na internet. São 10 anos de Fortissimo EXS, 12 anos desde a primeira versão da obra e 6 anos desde que tivemos as últimas novidades sobre a série. Kadenz Fermata não foi o final dessa que poderia ser uma trilogia ou até uma franquia, mas o tempo mostra que não dá para se animar muito para um possível novo título na série, ainda mais com a indústria de Visual Novel perdendo força nos últimos anos e a grande chance da La'Cryma nem sequer ter os recursos para produzir uma obra nova. O que é uma pena, realmente. Talvez ter deixado a data de aniversário da obra passar e ainda fechar uma homenagem com um comentário triste seja estranho, mas até que combina com uma obra que começou atrapalhada e nem conseguiu terminar (ainda) haha. Se leu esse monte de blábláblá até aqui, fico agradecido pela consideração. É um texto "inútil" que acaba sendo mais especial que muito do que eu costumo postar nesse blog. Bom, por enquanto é isso. Ainda pretendo fazer mais duas publicações dedicadas a Fortissimo durante esse mês e que serão mais interessantes, garanto. Saraba Da!

    Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

  • Copyright © - Canal Testarossa

    Canal Testarossa - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan